Publicação aborda Religiosidade em Histórias em Quadrinhos

O Técnico em Assuntos Educacionais Daniel Clós Cesar, teve seu artigo “Agora sei falar: o judaísmo em O Gato do Rabino”, publicado pela revista Teoliterária – Revista de Literaturas e Teologias. A publicação feita em cooperação com a Doutora em História e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Cristine Fortes Lia, é o artigo de abertura do dossiê: Teologia e Literatura no universo das histórias em quadrinhos II. O artigo aborda a história de um gato que aprende a falar e dialoga com seu rabino, na Argélia, no início do século XX. A obra de Joann Sfar revela a complexidade da fé e da existência de suas comunidades religiosas. Mais que isso, identifica a relação entre a literatura e a religião como elementos identitários judaicos, bem como, o significado da palavra na identidade religiosa dos judeus. Este estudo se ocupa da análise da obra O Gato do Rabino como forma de transmissão dos valores judaicos, relacionando a literatura contemporânea das histórias em quadrinhos com a religiosidade. Analisa, também, a relevância dos quadrinhos nos espaços de aprendizagem, como mecanismo que instrumentalize para o diálogo inter-religioso e de tolerância.

Link para o artigo: Agora sei falar: o judaísmo em O Gato do Rabino (PDF)

A Teoliterária é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e o Centro de Estudos de Literatura, Teorias do Fenômeno Religioso e Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Teoliterária é classificada como A2 no Qualis CAPES na sua área de Teologia e B2 na Área de Letras/Linguística. O servidor Daniel é Mestre em História e atualmente está lotado no Setor de Comunicação do Campus, vinculado à Diretoria de Extensão.