Início do conteúdo

Prorrogado o prazo para participar da autoavaliação institucional


Estudantes, servidores e egressos podem contribuir para melhorias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participando da autoavaliação. O prazo encerra na sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023. Nela é possível manifestar opinião, fazer sugestões e comentários. Para participar acesse o formulário disponível em https://avaliacao.ifrs.edu.br/.

O prazo previsto para encerrar hoje, 27 de novembro, foi prorrogado “em virtude do regime intenso de chuvas e decorrentes alagamentos em diversas regiões do Rio Grande do Sul nas últimas semanas, fato que tem afetado estudantes e servidores do IFRS e dificultado o processo de Avaliação Institucional em alguns campi”, informou a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O questionário é dividido em quatro grupos de perguntas: Avaliação institucional / Comunidade Interna, que todos respondem; Autoavaliação do curso, que professores também respondem; Autoavaliação do estudante; Avaliação do docente pelo discente, que só alunos respondem. Alunos egressos da instituição podem utilizar o formulário eletrônico específico.

A partir das respostas da Avaliação Institucional, são gerados documentos que permitem uma análise por unidade (campi e Reitoria) e a avaliação geral. O material fica disponível na internet para consulta dos servidores e alunos e todos os gestores terão acesso aos relatórios, que devem ser utilizados como base na tomada de decisões institucionais.

Sobre a Avaliação Institucional

É um processo de autoconhecimento institucional, que envolve toda a comunidade acadêmica. A avaliação auxilia a instituição a conhecer e se adequar às demandas das comunidades acadêmicas, permitindo a reflexão e a definição de ações. Esse processo é uma exigência legal instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e sua condução está a cargo da Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes docentes, técnico-administrativos, discentes e da sociedade civil organizada.

Fim do conteúdo