Pipa IFmakeRS promove a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia

O Projeto Pipa IFmakeRS, por meio da Cultura Maker, promove a criatividade, a inovação, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia. Atualmente, o laboratório do Projeto está localizado no Bloco K do Campus, ao lado da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por professores, técnicos e estudantes.

Entre os diversos equipamentos que estão à disposição dos estudantes e da comunidade externa no retorno às atividades presenciais encontram-se impressoras e scanner 3D, kit robótica Lego e Arduino, cortadora laser CNC e diversas ferramentas. Para solicitar a utilização do espaço com o objetivo de desenvolver um projeto no Pipa IFmakeRS, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

As ações desenvolvidas pelo projeto buscam valorizar práticas que tenham estudantes do Campus como protagonistas de seus processos de aprendizagem através da educação STEM, da educação empreendedora e de outras metodologias ativas. Para isso, o espaço conta com uma estrutura para o desenvolvimento de prototipagem em diferentes frentes: modelagem 2D e 3D com a CNC a laser e as impressoras 3D e prototipagem eletrônica com arduino.

Os projetos que foram desenvolvidos até o momento envolveram estudantes do Campus e também da comunidade externa. Eles variam entre materiais pedagógicos com impressão 3D, modelagem com a CNC utilizando papelão e materiais mais acessíveis e também a junção dessas diferentes frentes para produção de luminárias em acrílico e em papelão, explica Thayná Barbosa, acadêmica de Licenciatura em Matemática e estagiária no Pipa IFmakeRS.

Luminárias em acrílico com o desenho de Fractal, desenvolvidas pelas estudantes Thayná Barbosa e Camille Vitória.

Para saber mais sobre o Pipa IFmakeRS e acompanhar o trabalho desenvolvido no espaço, visite os seguintes endereços:

Crédito das fotos: Thayná Barbosa.