Projeto do Campus Bento Gonçalves é finalista na Febrace 2024

O projeto “Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina Através das Histórias em Quadrinhos” é finalista na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O trabalho foi apresentado pelos estudantes Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva, orientados pela professora Letícia Schneider Ferreira, do Campus Bento Gonçalves do IFRS.

A docente explica que os estudantes foram selecionados como semifinalistas para a Feira Científica e participaram, de modo online, de duas etapas de seleção para escolher os finalistas, nos dias 16 e 23 de janeiro, momento em que apresentaram o trabalho para diferentes avaliadores, sendo selecionados como finalistas.

Outros três projetos do IFRS, dois do Campus Osório e um do Campus Feliz, também  são finalistas da 22 ª edição da Febrace e os estudantes terão a oportunidade de apresentá-los presencialmente no evento que ocorre de 18 a 22 de março de 2024, no Inova USP, em São Paulo/SP.

Sobre o Projeto do Campus Bento Gonçalves

Teve por finalidade refletir sobre o tema do Terrorismo de Estado implementado em países do Conesul como Chile e Argentina durante a década de 1970 por meio de duas histórias em quadrinhos: “Os Fantasmas de Pinochet”, dos autores Felix Vega e Francisco Ortega, e “A Herança do Coronel”, de Carlos Trillo e Lucas Varela. Assim, o estudo se dedicou em avaliar de que modo elementos como a prática da tortura e o desaparecimento de militantes contrários aos regimes autoritários são apresentados nessas HQ, observando a construção de uma política de memória nessas fontes.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior mostra brasileira de projetos científicos em abrangência e visibilidade. Além de mostra, promove ações com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.