Projeto do Campus Bento Gonçalves é contemplado em edital da Fapergs

O projeto Click Labs: Open Innovation Hub – Hub de Inovação Aberta na Serra Gaúcha foi aprovado para receber recursos do Edital Nº 04/2021 – Programa Startup Lab, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande Do Sul (Fapergs). No total, o projeto receberá R$ 114.000,00, sendo R$ 90.000,00 para pagamentos de bolsas e R$ 24.000,00 para despesas de custeio.

Através desse edital, serão apoiados um projeto por região e o Click Labs foi escolhido para o ecossistema de inovação da Serra Gaúcha e Hortências. A partir da aprovação do projeto, o Click Labs passa a integrar o Programa Startup Lab, da Secretaria de Inovação do RS que tem entre seus parceiros o Instituto Hélice.

Como aspecto central do projeto está a inovação aberta, a partir da articulação de ações para ativar o ecossistema de inovação da Serra Gaúcha e viabilizar negócios inovadores com alto potencial de crescimento para transformar a economia regional. O programa prevê parceria com empresas da região, aproximação com startups e envolvimento dos alunos do IFRS e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em desafios de inovação.

O Click labs entrará em execução a partir de novembro de 2021 e será mais um ambiente de inovação no Campus, atuando em sinergia com os demais: Click (espaço de inovação); Click-up (pré-incubadora); Pipa IFmakers (espaço maker).

A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Luciana Bernd, considera o início deste projeto um marco importante para o Campus Bento Gonçalves, “uma vez que se trata de um projeto de inovação aberta, o que estimulará a cooperação empresarial pela inovação e a adoção de práticas de inovação aberta entre as empresas e startups da região e a nossa instituição”.

SOBRE O PROJETO

Equipe:

• Shana Sabbado Flores (Coordenadora)
  • Leonardo Cury da Silva
  • Luciana Pereira Bernd
  • Ronaldo Serpa da Rosa
  • Tatiane Pellin
  • Flávia Deconto
  • Pauline Fagundes
  • Bolsista (será indicado com base no perfil apontado no edital)

Objetivos:

O projeto tem como objetivo geral fomentar projetos de inovação aberta, baseados na interação entre empresas consolidadas, empreendedores tecnológicos, setor público, sociedade civil e ICTs, fortalecendo o ecossistema de inovação e contribuindo na geração de novos negócios, empregos, renda e no desenvolvimento local.

Visão:

Ser ponto de referência em inovação e conexão para o ecossistema da Serra Gaúcha, contribuindo para viabilizar negócios inovadores baseados em empreendedorismo tecnológico, com alto potencial de crescimento para transformar a economia regional.

Instituições parceiras:

• Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
  • Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC)
  • Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel)
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
  • União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
  • Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho)
  • Associação Brasileira de Enologia (ABE)
  • Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis)
  • Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs)
  • Associação Acelera Serra
  • MobiCaxias