Projeto do Campus atuará junto a agroindústrias de Bento Gonçalves na análise de rótulos

O Projeto de Extensão Análise dos rótulos de estabelecimentos cadastrados no Programa de Agroindústrias Familiares do Município de Bento Gonçalves do IFRS – Campus Bento Gonçalves tem como parceiras a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura do Município de Bento Gonçalves e será realizado juntamente com a Emater/Ascar. O Projeto é coordenado pela Professora Lucia de Moraes Batista e conta com a participação da Professora Karina Rossini e das técnicas do setor de agroindústria Daiane de Marco e Verônica Ballotin Baroni. Fazem ainda parte da equipe a assessora administrativa Patrícia dos Santos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura; o Coordenador do DIPOA Cristiano Selbach da Silva, da Secretaria da Saúde, o Fiscal Sanitário Vinícius Ornelas Rosa e da Emater/Ascar e o extensionista rural de nível superior – social Neiton Bittencourt Perufo.

O objetivo geral do projeto é realizar um trabalho junto à Comunidade de Bento Gonçalves, atendendo as agroindústrias familiares e contribuir para a formação dos alunos da Tecnologia em Alimentos do IFRS – Campus Bento Gonçalves. O projeto atenderá 11 agroindústrias familiares do Programa Municipal de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves/Selo Sabor de Bento, verificando a conformidade de seus rótulos com a legislação vigente. Participam do projeto de forma remota 08 bolsistas voluntários de extensão e serão selecionados mais 02 bolsistas remunerados de extensão, todos alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos. Todos as atividades serão realizadas de forma não presencial, onde teremos reuniões online semanais com os alunos e membros do projeto.

Em um primeiro momento da execução do projeto uma agroindústria foi escolhida para verificar a possibilidade de realização do mesmo de forma remota, ou seja, de forma não presencial pelos servidores do Campus Bento Gonçalves. Após comprovada a possibilidade de execução do projeto, no dia 14 de julho em reunião online a Vinícola Speranza, no escritório da Emater/Ascar recebeu a análise de 6 rótulos de seus produtos. No dia 29 de julho foi realizada uma reunião com os responsáveis de todas as agroindústrias familiares selecionadas para conhecerem o projeto. A reunião foi realizada de forma online e alguns agricultores participaram na sala de reuniões da Emater/Ascar com todos os cuidados necessários, devido ao cenário atual. Ao final desta reunião contamos com 9 agroindústrias participando do projetos.

As agroindústrias do Programa Municipal de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves/Selo Sabor de Bento que foram contempladas neste projeto são: Rossi Produtos Caseiros, Janete Produtos Coloniais, Agroindústria Familiar Gemille, Ovos Polônia, Nossa Horta, Piccola Cantina, Vinhos Porão do Vale, Vinhos Speranze, Geleias Ivani, Casa Rebello e Casa da Serra.

O IFRS – Campus Bento Gonçalves agradece as parcerias formadas neste projeto, assim como a contribuição dos agricultores familiares na construção de novos conhecimentos dos estudantes que atuaram como bolsistas do projeto. Informamos que mais informações da seleção de bolsista remunerados para este projeto e para os demais projetos de nossa Instituição podem ser encontradas no link: https://ifrs.edu.br/bento/editais/edital-no-16-de-2020-selecao-de-bolsistas-de-extensao/

Links relacionados