Início do conteúdo

Projeto de pesquisa do Campus lança guia para avaliar a qualidade de websites de vinícolas que atuam com enoturismo


O projeto de pesquisa “Marketing digital e enoturismo: qualidade dos websites de vinícolas que possuem IG’s” publicou o guia “Como avaliar websites de vinícolas? Um guia para avaliar a qualidade de um website de vinícola com foco no enoturismo”.

O material foi elaborado pela professora Hernanda Tonini, coordenadora do projeto, com participação da pesquisadora Joice Lavandoski, do Laboratório Multidimensional de Eventos em Turismo (Labetur) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e o estudante Richard Araújo, do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Bento Gonçalves.

O marketing digital pode ser um fator decisivo para atrair novos visitantes, fidelizar clientes e promover produtos e serviços ligados ao turismo. Dessa forma, o guia é uma ferramenta que visa contribuir com o marketing digital das vinícolas que recebem visitantes, trazendo informações úteis sobre como avaliar a qualidade de um site por meio da aplicação da matriz de Análise de Websites Enoturísticos – Vinícolas (AWE-V).

De forma prática, o material auxilia o gestor de vinícolas a aprimorar seu negócio (neste caso o website), focando no usuário e futuro visitante, e contribuindo com o planejamento da atividade enoturística. Existem alguns modelos para análise de websites turísticos, desenvolvidos por pesquisadores internacionais. No entanto, este guia inova ao adequar categorias e atributos para a realidade do enoturismo, informa a professora Hernanda.

O guia está disponível on-line, com acesso gratuito, no repositório da Instituição: https://repositorio.ifrs.edu.br/handle/123456789/858.

Também pode ser acessado em:  https://drive.google.com/file/d/13mnG7J29vtpZhDlQ1uF9iBRVGQoZ399J/view?usp=sharing

Fim do conteúdo