Projeto de Extensão trabalha Educação em Turismo com estudantes de escolas municipais

Na terça-feira, dia 20, iniciaram as atividades do projeto de extensão “Educação em Turismo para Estudantes do 8º e 9º Anos de Escolas Municipais”.

O primeiro encontro contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Adriane Zorzi, da Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Ulysses Leonel de Gasperi, Ana Paula Poletto, e da Supervisora da Escola, Luciane Dutra Ribeiro. Na ocasião, os alunos também visitaram diversos espaços do Campus.

Nos quatro encontros, que seguem até o dia 11 de julho, sempre nas terças-feiras à tarde, serão ministrados conteúdos sobre fundamentos do turismo e hospitalidade e de empreendedorismo e inovação.

Sobre o projeto

Teve sua primeira edição em 2019 na Emef Lóris Pasquali Reali e em 2023, após o período de pandemia, retoma as atividades em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, tendo como primeira turma os estudantes da Emef Professor Ulysses Leonel de Gasperi, explica a coordenadora da ação, professora Sara Massotti Bonin. Além dela, o projeto tem a colaboração das docentes Hernanda Tonini e Tatiane Pellin Cislaghi.

O objetivo geral do projeto é iniciar os estudos de educação turística, fornecendo ferramentas necessárias para as práxis cotidianas que envolvam turismo e hospitalidade. Nesse contexto, se faz relevante complementar a formação do Ensino Fundamental dos estudantes locais.

A metodologia utilizada permitirá a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, valorizando seus conhecimentos e experiências prévias. Assim, espera-se que os egressos compreendam a hospitalidade e a atividade turística como partes significativas para o desenvolvimento socioeconômico da região, tornando-se multiplicadores e disseminadores desses conhecimentos na comunidade local, informa a professora Sara.