Projeto de Extensão do Campus é aprovado em Chamada Pública da Rede Federal

A proposta “Oficinas de Projeto com Plataformas acessíveis de Hardware para a Internet das Coisas” foi aprovada na Chamada Pública 03/2020 – Seleção de projetos de iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0, aberto às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).

O Projeto será contemplado com recursos financeiros que serão destinados à cobertura de despesas com infraestrutura e bolsas voltadas à execução das atividades de iniciação tecnológica e será executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ulysses Leonel de Gasperi e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambon Benini. Também contará com a parceria da 16ª Coordenadoria Regional de Educação do RS, através da participação de estudantes do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro e do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles.

O objetivo geral do Projeto é possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dessas escolas, capacitando-os para atender às demandas da sociedade e preparando-os para que possam atuar no cenário da Economia 4.0.

As atividades de iniciação tecnológica acontecerão por meio de cursos e oficinas, baseadas em Internet das Coisas (IoT) e programação de softwares e aplicativos usando as plataformas acessíveis Arduíno e Raspberry PI, a partir de situações que utilizam as abordagens metodológicas Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Equipe do Projeto

Participante Vínculo Função