Projeto de Ensino Aventuras Compartilhadas promove oficinas de RPG

Estão abertas as inscrições para oficinas de Role-playing Game – RPG (Jogo de Interpretação de Papéis), que acontecerão no Campus Bento Gonçalves ao longo do ano de 2024. O público-alvo dessas oficinas são os alunos do IFRS. Trata-se do Projeto de Ensino Aventuras Compartilhadas, que tem o objetivo de promover a convivência e a inclusão no ambiente escolar, permitindo que os alunos participem de jogos colaborativos e se aventurem em mundos fantásticos, ricos em detalhes, nos quais cada jogador contribui para o desenvolvimento da aventura utilizando sua própria imaginação.

O RPG é, na verdade, um gênero específico que engloba diferentes jogos. Costumam ser falados e ocorrem, geralmente, em volta de uma mesa. Os jogadores constroem uma história fictícia de modo colaborativo, como se fosse uma “contação de histórias”: um dos jogadores assume o papel de narrador, descrevendo os cenários e relatando as ações que ocorrem no mundo imaginário, e os outros criam personagens para interagir com o mundo descrito pelo narrador. Todas as ações dos jogadores são pensadas e expressas na hora: o jogo se desenrola como se fosse um teatro improvisado. Para que se jogue, os instrumentos utilizados costumam ser livros, dados, papel, lápis e muita imaginação.

O projeto ocorrerá em diversos horários. Cabe aos participantes escolherem os horários mais propícios no momento da inscrição. As vagas são limitadas e os jogadoras/es serão divididos em grupos de até 5 pessoas. A seleção será feita por ordem de inscrição e haverá uma lista de espera para eventuais desistências.

Os responsáveis pela condução das oficinas serão os bolsistas Stephanie Farias e Gabriel Garcia.

Todos são bem-vindos, independentemente de sua experiência com o jogo. Para se inscrever, acesse o link: https://bit.ly/ifrs-rpg-2024. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o professor Rafael Jaques, responsável pelo projeto, por meio do e-mail [email protected].