Projeto Compaixão realiza Campanha Páscoa Solidária

O Projeto Compaixão realizou neste mês a Campanha Páscoa Solidária, em parceria com o Grêmio Estudantil (Getae) e a ONG Parceiros Voluntários-BG. A ação contou com a colaboração de servidores do Campus e de estudantes do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos.

Os servidores doaram coelhinhos de pelúcia, gibis e livros infantis que foram destinados à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Felix Faccenda, localizada no bairro Municipal, em Bento Gonçalves.

O projeto Pipa Maker presenteou as crianças com quebra-cabeças com temas relacionados à Páscoa e as turmas do Ensino Médio do Campus se organizaram, motivadas por seus líderes de turma, para a doação de chocolates e biscoitos recheados. Foram doados 51kg de chocolates, 7,2kg de balas e 80kg de biscoitos recheados. Parte dessas doações foram levadas na tarde de 13 de Abril à Escola Municipal. Outra parte foi doada para a Páscoa Indígena, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), e para o Lar para Idosos Luchese, informa a Coordenadora do Projeto Compaixão, professora Fabiane Brand.

As turmas que mais arrecadaram doações foram a do 2º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia (19,4kg) e do 3º ano do Curso Técnico em Administração (19,2kg). As estudantes Ana Júlia Lorenzet e Ana Luiza Bessega, do 2º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia, relatam como foi a entrega das doações:

Ao chegarmos na Emef Professor Félix Faccenda, em torno de 100 alunos do turno da tarde esperavam os ajudantes do coelhinho na quadra do colégio com muito entusiasmo! Antes da entrega dos doces, tivemos uma surpresa inesquecível: as crianças haviam ensaiado uma apresentação para nós durante a semana. Quando começou a apresentação tivemos que segurar o choro diante de tamanha emoção, pois os alunos cantavam com tanta alegria e emoção que nos contagiava. Após a apresentação, entregamos os doces, era tão gratificante poder ver o sorriso em cada rostinho! Com a cooperação mútua de cada turma, foi possível arrecadar uma grande quantia, o que possibilitou que uma parte dos donativos fossem entregues ao Lar de Idosos Luchese. Ao final da tarde, ficou em nossos corações a gratidão por ter tornado a Páscoa de cada uma dessas pessoas um pouco mais doce e mágica. Mostrando, mais um vez, a importância de ter empatia com o próximo. O que nos resta após essa tarde é o desejo de poder ajudar cada vez mais pessoas.

O Projeto Compaixão, o Getae e a Parceiros Voluntários agradecem a todos os servidores e estudantes do Ensino Médio do Campus pelas doações realizadas, que tornaram a Páscoa mais doce para muitas crianças e idosos, afirma a professora Fabiane Brand.

Sobre o Projeto

O Projeto Compaixão: a solidariedade em ação visa criar uma ponte entre a escola e a comunidade através de ações voluntárias planejadas, organizadas e realizadas por estudantes e servidores do Campus Bento Gonçalves do IFRS, com a parceria de entidades, como a ONG Parceiros Voluntários.

A Coordenação explica que o Projeto tem os seguintes objetivos:

• Fomentar a prática do trabalho voluntário entre estudantes, servidores do IFRS-BG e seus familiares;
  • Atender às demandas de entidades parceiras, como a ONG Parceiros Voluntários;
  • Desenvolver habilidades e competências através da prática social, visando não somente a formação profissional, mas também a formação humana e cidadã de nossos educandos e servidores;
  • Divulgar nossa instituição na comunidade externa de forma positiva;
  • Fomentar a participação da instituição em ações que minimizem as condições de desigualdade e exclusão social;
  • Fortalecer vínculos entre os estudantes e servidores do IFRS-BG e a comunidade externa;
  • Incentivar o respeito ao próximo, a solidariedade, a empatia, o trabalho em equipe, a cooperação, a iniciativa – valores tão necessários à formação humana e cidadã;
  • Aproximar a família da escola (e vice-versa), incentivando os pais a participarem de ações voluntárias;
  • Estimular a troca de saberes e experiências entre os voluntários.

Para saber mais sobre o Projeto ou participar como voluntário, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Turma do 2º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio

Turma do 3º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio