Projeto Click Up promoveu oficinas para alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Projeto Click Up promoveu oficinas para alunos dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática para Internet. A ação foi realizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) RS e teve como temas principais “Empreendedorismo Digital” e “Profissões do Futuro”. Também abordou a temática “Projeto de vida: Você tem um?”

A bolsista do projeto ClickUP Francimara Ferreira relata que foram utilizadas várias ferramentas de apoio e cita as seguintes: Certeza, suposições e dúvidas;  Oportunidades digitais; Mandala Ikigai; Effectuation. “A participação dos alunos iniciou-se com timidez, mas com o decorrer e o dinamismo das instrutoras foi se tornando emocionante à medida que os grupos iam se envolvendo e a criatividade aflorando”, avalia.

Ela conta que na oficina “Profissões do futuro” foram discutidas as tendências das profissões que deixarão de existir e, ainda, as novas profissões que a internet, as redes sociais, a inteligência artificial e a pandemia da Covid-19 “desenvolveram”. Na ocasião, “também foi indagado como os alunos percebiam as diferentes características do comportamento profissional entre as gerações Z, Y, X e os Baby Boomers, que eles tiveram que representar na forma de teatro, e o fizeram muito bem!”

Na oficina “Projeto de vida”, primeiro houve uma “socialização”, para os participantes poderem conhecer um pouco sobre quem estava ao lado. Em seguida, “utilizando ferramentas que muitas vezes são para áreas de gestão de empresas, foi possível definir uma meta de vida (sem julgamentos) e descrever, em vários porquês, quando e como, será possível alcançar essa meta, sendo um momento muito reflexivo e trabalhado com o coração”.

A aluna Brenda do Amaral, do 2° ano do Curso Técnico em Informática para Internet, avaliou sua participação na oficina de “Empreendedorismo digital” da seguinte forma: “foi muito gratificante, tanto para meu crescimento como aluna quanto pessoa. Me instigou bastante a maneira como a oficina foi coordenada,  pois, além da teoria, abrangeu atividades práticas para melhor compreensão e envolvimento dos participantes.”

Comentou, também, que “os tópicos abordados, como a utilização da internet, sua evolução e formas de aplicação foram essenciais para o desenvolvimento da oficina e para melhor esclarecimento do seu foco, o empreendedorismo”.