Projeto capacita profissionais da rede municipal de ensino para elaboração de produtos para alunos com necessidades alimentares específicas

Aconteceu na quinta-feira, dia 13, a abertura do Projeto de Extensão intitulado “Inclusão alimentar: capacitação técnica de elaboração de produtos alimentícios para crianças e adolescentes com necessidades alimentares especiais para manipuladoras de alimentos da rede municipal de Bento Gonçalves/RS”.

A ação é coordenada pela professora Josiane Pasini e visa oferecer capacitação técnica para elaboração de alimentos isentos de açúcar e alergênicos para merendeiras e outros manipuladores de alimentos das escolas da rede municipal de ensino. A docente explica que esse projeto de extensão foi uma demanda do setor de nutrição ligado à Secretaria de Educação do Município e terá continuidade até novembro.

Também fazem parte da equipe os servidores do Campus Bento Gonçalves Karina Rossini, Lucia de Moraes Batista, Orlando Belloli, Fernando Ângelo Pancotto Junior, Daiane de Marco e os discentes Jorge Luis Cenci e Aline Cenci, além da professora Karina Zanotti Fonseca, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O projeto conta com as seguintes parcerias, através da doação de insumos: Cooperativa Escolar dos Alunos (CoopeBG). Mosaico Consultoria de Alimentos e Gallon Sucos.

Estiveram presentes na abertura, além da equipe do projeto: o Diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro; a Diretora de Extensão, Raquel Fronza; a Secretária de Educação do município, Adriane Zorzi, acompanhada das nutricionistas Magliane Bera e Andréia Quéli de Souza Roque; a proprietária da empresa Feitio Sem Glúten e parceira do projeto, Mariana Peruffo Silva de Oliveira; as representantes da Associação dos Celíacos do Brasil no RS Fabiana Magnabosco e Ester Benatti.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega dos certificados de participação do projeto de extensão “Capacitação técnica em boas práticas de manipulação de alimentos para merendeiras e diretoras de escolas da rede municipal de Bento Gonçalves/ RS e do IFRS – Campus Bento Gonçalves”, realizado em fevereiro.