Programa de Extensão promove aulas de Capoeira Angola

O Programa de Extensão Resgatando Raízes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (Neabi) do IFRS — Campus Bento Gonçalves promove, de junho a agosto, aulas abertas de Capoeira Angola que abordarão questões culturais e históricas além das vivências de movimento e musicalidade que concernem a esta expressão cultural.

As aulas serão ministradas pela capoeirista e arte educadora Natália Giacomello, integrante da Africanamente Escola de Capoeira Angola com qualificações e formação nas área das artes, educação e culturas populares.

As atividades acontecerão entre os dias 27 de junho e 22 de agosto nas segundas-feiras das 14h e 50min às 16h e 40min e nas terças-feiras das 9h e 20min às 11h. As inscrições devem ser feitas pelo fone (54) 3455.3219 ou pelo e-mail: neabi@bento.ifrs.edu.br

O Africanamente Escola de Capoeira Angola foi fundada em 2003 por Mestre Guto, Licenciado em Educação Física/UFRGS. Delegado do Colegiado de Culturas Populares do RS. Conselheiro Estadual de Cultura do RS. Mestrando em educação pela UFRGS.  Discípulo de Mestre Renê Bittencourt/ACANNE. Natália Giacomello, aluna do Mestre Guto e integrante da Africanamente Escola de Capoeira Angola. Responsável pela AKARA Atelier Cultural. Formada em Filosofia/PUC-RS. Pós-graduada em Projetos Sociais/UFMG. Pós-graduada em Percussão: Tradição e Invenção/FASM. Atua como arte educadora, artista e produtora cultural.

Sobre a Capoeira

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o ensino e aprendizagem sobre a Capoeira permite o cumprimento da Lei nº 10.639/2003 dentro e fora dos espaços escolares além do desenvolvimento físico, resistência, flexibilidade, musicalização e apreciação sobre inúmeros elementos culturais constitutivos da sociedade brasileira como um todo.