Início do conteúdo

Programa de Extensão Plantas Medicinais participa de evento em Farroupilha


No domingo, 18 de março, o Programa de Extensão das Plantas Medicinais – PEPM – prestigiou o evento da Semana Municipal da Mulher de Farroupilha. Realizado no Parque dos Pinheiros contou com atividades de lazer, esportes, música, divulgação e venda de produtos orgânicos da agricultura familiar do município e da região. O evento faz parte da programação da Prefeitura Municipal de Farroupilha em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, o PEPM foi apresentado pela Diretora-geral do campus Bento Gonçalves, professora Soeni Bellé. Também estiveram presentes o Sub-secretário de Agricultura, Rogir Centa, e representantes da Emater. O PEPM participou do evento com uma palestra cujo tema era o consumo de plantas medicinais e condimentares na saúde humana, boa alternativa para substituir o alto consumo de produtos alimentícios industrializados, sobretudo sal, açúcar e gordura, fonte de muitas doenças na atualidade. Na oportunidade os membros do Programa também distribuíram mudas de alecrim, orégano, cebolinha e lavanda. Também foi apresentada pelo PEPM uma horta aérea de plantas medicinais, sendo algumas delas utilizadas na medicina tradicional chinesa pelo relógio do corpo humano.

O PEPM firmou recentemente parceria com a prefeitura de Farroupilha para a realização de treinamento de profissionais de atenção à saúde básica e de líderes comunitários. Os treinamentos serão realizados por meio de palestras sobre o uso correto e benefícios das plantas medicinais e implantação de hortas comunitárias.

 

Publicado por Daniel Clós.

Fim do conteúdo