Professores realizam Dia de Campo

Professores do Campus Bento Gonçalves realizaram nesta sexta-feira, um Dia de Campo. O evento faz parte das atividades do Projeto de ensino, pesquisa e extensão Espaço Interdisciplinar para manejo sustentável de vinhedos na Serra Gaúcha. No dia de campo foram apresentados os resultados do projeto até o momento, onde há comparação entre uma área teste e a área do produtor de Cristiano Mariani, utilizando um vinhedo da cultivar Isabel. Nestes resultados preliminares foi observada uma redução do número de e da dose de aplicação de produtos fitossanitários, da taxa de aplicação (volume de calda por hectare), efeito de diferentes manejos na planta, efeito de adubação e redução de custos de produção. Estes resultados impactam de forma econômica, ambiental e social na produção vitivinícola. A área de estudo, também é utilizada para cursos de extensão para técnicos da Fecovinho, para aulas práticas de turmas do campus e para realização de Trabalhos de Conclusão de Curso.

O projeto é  coordenado pelo professor Marcus Almança. Fazem parte do projeto docentes e estudantes de diferentes áreas e tem parceria com a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho e das cooperativas vitivínicolas participantes: Aurora, Nova Aliança, Garibaldi, São João e Pradense.

Equipe do Projeto Espaço Interdisciplinar para manejo sustentável de vinhedos na Serra Gaúcha

• Marcus Almança – Fitopatologia
  • Luís Rupp – Manejo de plantas
  • Otávio Machado – Mecanização
  • Leonardo Cury – Manejo de plantas
  • Paulo Wunsch – Sociologia
  • Aline Nondillo – Entomologia
  • Diovane Moterle – Solos
  • Alexandre Silva – Economia/Gestão
  • Luciano Manfroi – Enologia
  • Evandro Ficagna – Enologia.
  • Estudantes: Eduardo Niederauer, Artur Zaffari, Bruno Costella, Leonardo Barros e Gabriel Fontana.