Professoras e bolsista do Curso de Logística participam do EnANPAD 2024 na UFSC

Docentes e uma aluna do Curso Superior de Tecnologia em Logística do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves participaram do XLVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2024). O evento ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

As professoras Tatiane Pellin Cislaghi e Anelise D’Arisbo, juntamente com a bolsista Stephanie Pagliarini, participaram de palestras e apresentações de trabalhos, que abordaram temas atuais e complexos. O tema central do evento, “Repensando o papel das organizações em um mundo de tensões geopolíticas, desigualdades sociais e crise ambiental”, propôs reflexões sobre os desafios contemporâneos, com a contribuição de representantes de diversos setores da economia e da sociedade.

A professora Tatiane, em colaboração com a docente Elieti B. Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), apresentou o artigo “Logística Humanitária: práticas e desafios em tempos de tensões geopolíticas, desigualdades sociais e crise ambiental”, trabalho fruto de um projeto de pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso do egresso Estherlin Doriscat. O estudo gerou debates entre os participantes e abriu espaço para novas reflexões, com desdobramentos no Campus Bento Gonçalves. A pesquisa está em andamento no projeto “A Logística e os Desastres Naturais e Humanos: o papel da Logística Humanitária”, que será tema da Jornada Acadêmica do curso, de 22 a 24 de outubro de 2024, e é desenvolvido com a professora Fabiane C. Brand e a bolsista Evelyn de Farias, do Curso Técnico em Administração.

A professora Anelise D’Arisbo e a bolsista Stephanie Pagliarini apresentaram o trabalho “Mercado de Trabalho e o Curso Superior de Tecnologia em Logística”, parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Edital PROPPI N° 19/2023, que também gerou discussões significativas para o desenvolvimento futuro do estudo.

Stephanie ressaltou a importância da experiência no evento: “Além da oportunidade de participar de um evento tão grandioso, ouvir feedbacks importantes e compartilhar experiências, estar com vocês, professoras, me inspirou ainda mais a seguir na pesquisa acadêmica.”

As professoras destacaram a relevância do evento para o fortalecimento de contatos e a disseminação das pesquisas de qualidade desenvolvidas pelo IFRS, especialmente no Curso de Tecnologia em Logística. A participação no EnANPAD 2024 contribuiu para o fortalecimento do networking acadêmico e a projeção dos projetos em andamento no Campus.