Início do conteúdo

Professora do campus participa de evento que abordou os processos de imigração no Brasil


Ocorreu na quinta-feira, 27 de setembro, na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, o evento “Falando Sobre” com a temática “Processos de Imigração no Brasil”. O encontro contou com a participação da professora Carina Fior Postingher Balzan, coordenadora do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados. A docente foi uma das painelistas convidadas pela organização e apresentou o trabalho que vem sendo realizado, desde 2013, junto a populações imigrantes pelo campus Bento Gonçalves.

Durante o evento, Carina destacou a importância do aprendizado da Língua Portuguesa como língua de acolhimento, uma vez que é ela uma das principais barreiras para a integração sociocultural dessas pessoas, porque “é através da língua que eles podem garantir a plena cidadania”.

A professora esclareceu que o processo de seleção teve a participação de 120 candidatos, para uma oferta de trinta vagas. O projeto de extensão conta com encontros semanais e tem como foco o ensino funcional da língua portuguesa, ou seja, é orientado para a comunicação. A seleção dos conteúdos trabalhados em aula é realizada a partir dos assuntos que o imigrante sente necessidade de aprender visando-se situações reais de uso, como em uma entrevista de emprego ou ao buscar um atendimento médico, sendo a gramática trabalhada neste contexto.

A plateia também contou com a participação dos estudantes do projeto que prestigiaram o evento.

 

Fim do conteúdo