Professor Tomás Dias Sant’Ana assume a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC

O professor Tomás Dias Sant’Ana foi nomeado para exercer o cargo de Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). A portaria foi publicada no dia Diário Oficial no dia 1º de julho de 2021.

Ele foi diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia e visitou o Campus Bento Gonçalves do IFRS no dia 19 outubro de 2019. Na ocasião, participou das atividades de comemoração do aniversário de 60 anos de criação da Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves desde a abertura do evento, realizada às 9h30, até o jantar de confraternização organizado pelos egressos.

Em Ofício Circular, o novo secretário manifestou seu agradecimento às instituições da Rede Federal pela dedicação com a promoção e fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica e escreveu que espera “que a parceria firmada por ocasião do permanente diálogo com essa Secretaria seja continuada, e que, juntos, possamos trabalhar pela consolidação da EPT como política prioritária no País, atendendo ao anseio de promover a educação pública de qualidade e o acesso ao mercado de trabalho pelos nossos jovens”.

Resumo do currículo na Plataforma Lattes:

Ocupa atualmente o cargo de Secretário de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Superior – SESU, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – DDR na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e Coordenador-Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino na Secretaria de Educação Superior – SESU, ambos no Ministério da Educação – MEC. É professor da Universidade Federal de Lavras – UFLA e está cursando Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB. Foi Professor (entre 2009 e 2020) e Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (entre 2010 e 2018) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG e atuou também como Coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior – FORPLAD – IFES (entre 2013 e 2017). Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS (1997), graduação em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS (1998) e mestrado em Ciência da Computação (São Carlos – SP) pela Universidade de São Paulo – USP (2001). Foi Gestor de Educação a Distância e Professor do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG (entre 2002 e 2009). Foi Professor universitário em instituições privadas do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (entre 2001 e 2006). Foi Analista de Sistemas e Programador em empresas do Sul de Minas Gerais (entre 1998 e 2007).