Processo Seletivo do IFRS acontece no próximo Domingo

No próximo domingo, dia 2 de dezembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul realizará o Processo Seletivo 2019/1. Para o Campus Bento Gonçalves são disponibilizadas 135 vagas em 8 cursos superiores (licenciaturas e tecnologias) e 120 vagas em 4 cursos de ensino médio técnico integrado. No total, 1.109 candidatos estão habilitados para a disputa das vagas.

A prova para os cursos de ensino médio técnico integrado, iniciam às 8h30min* e terá 3 horas de duração. A prova objetiva é constituída de 40 questões divididas em quatro disciplinas: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; cada uma delas com 10 questões. A prova para os cursos de ensino superior, licenciaturas ou tecnologias, inicia às 14h* e os candidatos terão 4 horas para realizar a prova objetiva que possui 45 questões e Redação, divida da seguinte forma: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias com 10 questões cada; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com 15 questões e prova de Redação com pontuação máxima de 10 pontos.

Solicita-se que os candidatos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de prova. A seleção para os cursos do Campus Bento Gonçalves, serão realizadas no próprio campus, na Av. Osvaldo Aranha, 540; em frente ao Corpo de Bombeiros e agência do Banco do Brasil. por questões de segurança, não será permitido aos candidatos estacionarem veículos no interior da instituição.

Para realizar a prova, o candidato deve apresentar o documento oficial com foto utilizado para fazer a inscrição, que deve estar em perfeitas condições, sem rasgos, remendos. Os documentos aceitos, conforme o Edital são: Carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação; pela Polícia Federal; pelos Comandos Militares; pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteira funcional com foto, expedidas por órgão público; Carteira de Trabalho; Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação. Não será aceito fotocópia, ainda que autenticada. Também não serão aceitos documentos onde se lê “não-alfabetizado” ou que a foto esteja desatualizada.

A prova deverá ser realizada com caneta esferográfica azul ou preta. O candidato só poderá sair da sala de prova, após 1 hora de seu início. Caso ele saia antes desse período, ele será automaticamente desclassificado. É permitido ao candidato levar consigo uma garrafa de água, sem o rótulo. Alimentos sólidos também são permitidos (bolachas, balas, frutas etc.) mas seu consumo só é permitido fora da sala de prova.

Os editais e outras informações podem ser consultados na página oficial do Processo Seletivo 2019/1 do IFRS, no site ingresso.ifrs.edu.br

*Horário de Brasília.