PROCESSO SELETIVO 2024/2: Pedidos de inscrição gratuita podem ser feitos até 15 de abril

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00 conforme o curso e a forma de seleção (a exceção são os cursos EJA, que não têm taxa). Os candidatos com renda mensal de até 1 salário mínimo por pessoa da família (renda per capita) podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 08 a 15 de abril. Saiba mais a seguir.

📌 Todos os detalhes estão divulgados no edital de isenção da taxa de inscrição, publicado no site ingresso.ifrs.edu.br. É importante a leitura atenta do documento.

📌 Podem pedir a isenção da taxa (inscrição gratuita) os candidatos com renda familiar bruta mensal (salário antes dos descontos) de até 1 salário mínimo por pessoa (R$ 1.412,00 por pessoa) e que estejam inscritos no CadÚnico do governo federal como de grupo familiar de baixa renda. O cadastro deve ter sido atualizado nos últimos dois anos (ou seja, em data posterior a 15 de abril de 2022).

Após a leitura do edital, será necessário:

1. Emitir o Extrato de Consulta Completa do CadÚnico:

• Acesse o site do CadÚnico.
  • Clique em “Entrar com o gov.br”. IMPORTANTE: neste momento, será necessário acessar usando o CPF e o login do responsável familiar pelo CadÚnico.
  • Após realizar o login, confira a data da última atualização do cadastro, que deve ser a partir de abril de 2022 – ou seja, em até dois anos (caso não seja, procure o Centro de Referência da Assistência Social – CRAs da sua região para solicitar atualização).
  • Utilize a opção “Consulta ao Formulário” e faça o download do extrato. Você precisará desse pdf para a próxima etapa.

> Acesse aqui um passo a passo mais detalhado para obter o extrato do CadÚnico

2. Acessar o sistema de inscrição do IFRS até 15 de abril de 2024.

IMPORTANTE: Nessa etapa, o candidato deverá usar o seu próprio CPF e senha para login no portal Gov.br (se ainda não tiver conta no portal gov.br, acesse aqui para saber como criar), não mais os dados do responsável familiar.

3. Preencher o formulário eletrônico de solicitação de isenção da taxa de inscrição (inscrição gratuita) que estará disponível no sistema do IFRS.

4. Anexar o Extrato de Consulta Completa do CadÚnico, baixado conforme o item 1 deste texto.

📌 Se o candidato não tiver acesso à internet, pode ir presencialmente até o campus do IFRS para o qual pretende concorrer à vaga. Lá são disponibilizados computadores para fazer a solicitação. É importante levar um documento que tenha o número do CPF. Os endereços e horários de atendimento dos campi constam do item 6 do edital.

📌É de responsabilidade do candidato conferir se o pedido de inscrição gratuita foi aceito (deferido), conforme a lista que será divulgada no site de ingresso no dia 16 de abril.

⚠️ATENÇÃO: Mesmo fazendo o pedido de inscrição gratuita será necessário realizar a inscrição no Processo Seletivo (não importa se o pedido foi aceito ou não). A inscrição no Processo Seletivo ocorrerá pelo site de ingresso de 17 a 30 de abril de 2024. Após finalizá-la, será gerado o comprovante de isento para aqueles que não precisarão pagar a taxa ou então um boleto bancário para quem não teve o pedido de gratuidade aceito ou não solicitou e deverá pagar.

Todas as informações do Processo Seletivo de estudantes podem ser acompanhadas no site ingresso.ifrs.edu.br.

✏️ É importante saber:

– O Processo Seletivo de estudantes 2024/02 terá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo por pessoa, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

– Os cursos técnicos e de graduação do IFRS são presenciais.

– Acesse o site ingresso.ifrs.edu.br para conferir as datas importantes do Processo Seletivo, perguntas frequentes, informações sobre os tipos de cursos, o contato dos campi e outras informações. É nesse site que será disponibilizado também o link do sistema eletrônico de inscrições. Entre no site com frequência, para acompanhar as novidades.

📌 Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/02:
  • Publicação do documento com informações sobre como pedir inscrição gratuita (edital) – 08 de abril
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 08 a 15 de abril
  • Publicação do edital detalhado sobre a seleção de estudantes – 17 de abril
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 14 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho