Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Com conteúdos abertos e assinados são disponibilizados pelo Portal de Periódicos da Capes vários artigos e periódicos científicos. Possui um acervo com mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O conteúdo aberto pode ser acessado de qualquer computador. Para acessar o conteúdo assinado (145 mil bases de dados) é necessário fazer a pesquisa em computadores da instituição (IP do IFRS), ou remotamente utilizando a Rede Café para servidores e para alunos utilizando a ferramenta do Proxy para fazer a autenticação.

Acesso Remoto para Estudantes

Acesso externo via Proxy:

1. Ao realizar a configuração do Proxy, a conexão é autenticada pelo servidor do Campus.
  2. Preencha os dados de IP e porta (esses dados deverão ser solicitados individualmente pelo aluno através do e-mail biblioteca@bento.ifrs.edu.br).
  3. Após o preenchimento, o navegador passará a solicitar do usuário a mesma autenticação (login e senha) que é requerida na rede da instituição.

Tutorial:  Tutorial  de configuração do Proxy

Acesso Remoto para Servidores

Para fazer a autenticação pela Rede café:

1. Acesse: Portal de Periódicos Capes
  2. Clicar em: acesso CAFe (na parte superior da tela);
  3. Escolher a instituição;
  4. Clicar em: enviar;
  5. Informar usuário: CPF@ifrs.edu.br (não utilizar bento.ifrs.edu.br);
  6. Senha: a mesma do Sistema SIG (SIGAA, SIGRH, etc).

Última atualização em 01/06/2021