Policial Rodoviário Federal palestrou para estudantes de Viticultura e Enologia

Ocorreu na segunda-feira, 18 de novembro, uma palestra com o Policial Rodoviário Federal Rômulo Vieira de Almeida Gomes, chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. A palestra, proferida para os estudantes do 2º semestre do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, tratou sobre os servições e atuações da PRF e da lei 11.705, também conhecida como “Lei Seca”.

Os estudantes fizeram medições do nível de alcoolemia através do etilômetro após uma simulação de Análise Sensorial de vinhos. Foi demonstrado que, após 5 minutos da degustação sem a ingestão de álcool, o nível de alcoolemia cai de cerca de 1,6 para zero miligramas de álcool por litro de ar alveolar. Porém, volumes como 1 taça de vinho (equivalente a 30 mL de vinho), se ingerido, apresentam níveis que variam de 0,1 a 0,2 mg/L mesmo após ingestão de água. Valores acima de 0,04 mg/L são enquadrados em infração gravíssima, com multa, apreensão e suspensão da CNH. Cabe ressaltar que cada organismo reage de uma forma diferente, esse apenas foi um experimento realizado com os estudantes.