Pibid Pedagogia realiza encontro temático com a participação de outros campi

O grupo de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), composto por estudantes da Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves, sob coordenação do professor Edson Carpes Camargo, participaram do encontro que teve como tema “Discutindo ambiência racial na Educação Infantil: possibilidades e desafios”, com a professora Ivanize Honorato, do Campus Feliz. O evento foi realizado por meio da internet, no dia 3 de março.

Integrantes do Pibid Pedagogia do Campus Farroupilha, do Pibid Pedagogia do Campus Alvorada e o grupo da Residência Pedagógica da Pedagogia do Campus Bento Gonçalves também participaram do encontro.

A estudante Emanuele Oliveira, do Campus Bento Gonçalves, informa que a iniciativa do encontro temático surgiu de uma demanda das “pibidianas” (assim denominadas as bolsistas do Pibid) em conhecer e discutir sobre o tema da educação antirracista no ambiente da Educação Infantil.

Na ocasião, refletiu-se sobre as narrativas que receberam visibilidade na nossa escolarização e as possibilidades atuais. Discutiu-se em relação ao planejamento de atividades e o cuidado em atingir todos os estudantes. Em relação à ambiência racial pensamos nos ambientes escolares e os artefatos culturais que preenchem os espaços. A professora Ivanize comentou sobre suas práticas e de seu grupo de estudos, além de disponibilizar diversas referências de livros e vídeos, explica a aluna.