Curso de Licenciatura em Pedagogia forma turma do Parfor

O mês de março de 2023 foi muito significativo para o Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves do IFRS. Além de formandos da turma regular, a turma do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que ingressou em 2018, concluiu seus estudos. Treze estudantes colaram grau em diferentes momentos, sendo que a maioria participou do ato de formatura realizado no dia 24 de março.

No decorrer do Curso, a turma vivenciou aulas presenciais e, na pandemia, por meio de atividades pedagógicas não presenciais. O currículo do Curso contempla as diretrizes e a legislação referente à formação de professores que atuam na Educação Básica e o corpo docente é formado por professores com mestrado e doutorado, informa o Coordenador do Curso, professor Henri Luiz Fuchs.

Sobre o Parfor

Criado em 2009, o Parfor integra um conjunto de políticas públicas do governo federal em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior, oferecendo turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial, exclusivas para educadores das redes públicas que não possuem formação superior na área em que atuam, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A oferta de cursos, turmas e vagas obedece a uma dinâmica com três fases em sequência: as redes públicas e os institutos federais informam o número de vagas de que suas redes precisam; as instituições de ensino superior, que participam do Parfor, definem e informam a oferta de cursos e de vagas, e os educadores fazem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar. Todo o processo é realizado na Plataforma Freire.

Atualmente, o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves participa do Parfor com uma turma de estudantes que iniciou seus estudos no segundo semestre de 2022 e tem previsão de conclusão em 2026.