Palestra de Massimo Belletti no Campus Bento Gonçalves aborda o resgate de refugiados no Mediterrâneo

Na manhã da terça-feira, 10 de setembro, o Campus Bento Gonçalves do IFRS promoveu um momento de reflexão e conscientização com a presença de Massimo Belletti, um oficial náutico com 15 anos de experiência, dos quais os últimos seis foram dedicados ao resgate de refugiados no navio Ocean Viking, operado pela organização humanitária SOS Mediterranee.

A palestra, realizada no Salão de Atos, foi direcionada a turmas do ensino médio e trouxe à tona os desafios enfrentados por pessoas que arriscam suas vidas em travessias perigosas no Mar Mediterrâneo, tentando fugir de situações críticas em seus países de origem. Belletti compartilhou suas vivências em missões de busca e resgate, descrevendo os perigos envolvidos nessas operações e a precariedade dos botes ilegais utilizados pelos refugiados.

A SOS Mediterranee tem como missão principal salvar vidas no mar, e Belletti destacou a importância das operações que realiza junto à ONG, enfatizando o compromisso de resgatar aqueles em situação de extrema vulnerabilidade. Durante a palestra, ele também mencionou os esforços para conscientizar o público sobre essa crise humanitária e como a organização trabalha para mobilizar recursos e apoio.

A palestra, que ocorreu em inglês, teve tradução simultânea feita pelos estudantes do 2º ano de Informática: Alessandro Frozza, Lívia Rodrigues Gaubert dos Santos e Sarah Tumelero da Silveira. A participação ativa dos alunos na tradução mostrou o compromisso da instituição com o desenvolvimento de competências linguísticas e a integração de diferentes áreas do conhecimento.