Palestra de encerramento da capacitação Compartilhando Práticas Inclusivas na Educação Profissional

A última palestra da capacitação Compartilhando Práticas Inclusivas na Educação Profissional foi realizada na quarta-feira, dia 8 de setembro, e teve como tema a Acessibilidade Curricular. As palestrantes foram Adriane Melo de Castro Menezes e Suely Melo de Castro Menezes, que atuam no Conselho Nacional de Educação (CNE).

O evento promovido pela Reitoria do IFRS e pelo Campus Bento Gonçalves foi realizado de forma on-line e teve transmissão pelo canal oficial do Campus no YouTube.

Confira abaixo!

Sobre as palestrantes

Suely Melo de Castro Menezes

• Pedagoga com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNITAU.
  • Diretora da COFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino).
  • Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2016-2024).
  • Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2020-2021).
  • Membro da Comissão de Estudos das Relações Étnico-Raciais (CEB/CNE).
  • Presidente da Comissão de Educação Especial (CNE).
  • Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (1999, 2015 e 2016). Membro do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará – SINEPE |1996 – 2018 (membro e presidência nos períodos 2015-2017).
  • Conselho Estadual de Educação – CEE-PA, Belém – Pará | 1991 – 2018 (membro e presidência nos períodos 1999/2000/2001/ 2002/ 2011 – 2018).
  • Vice-Presidente da Fundação Ipiranga (2007 à 2021). (http://lattes.cnpq.br/0743651124504431)

Adriane Melo de Castro Menezes:

• Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau) e Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA).
  • Professora adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
  • Docente do Curso de Gestão Territorial Indígena, e Professora-Colaboradora no Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran.
  • Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa “Observatório de Roraima” (ObservaRR), coordena grupo e projetos de pesquisa na área da Políticas Públicas e Povos Indígenas, Políticas Linguísticas, Línguas, Culturas e Educação Indígena (PLEI/ Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Povos, Línguas e Educação Indígena).
  • Pesquisadora do Grupo Memória Social e Subjetividade, com pesquisa junto a Povos Quilombola e Educação Inclusiva (Programa e Projeto de extensão voltados para o atendimento de Surdos Migrantes e Refugiados em Roraima).
  • É consultora voluntária das Comissões de “Educação Especial” e “Estudos das Relações Étnico-raciais” da Câmara de Educação Básica/Conselho Nacional de Educação.
  • Seus estudos e pesquisas atuais estão voltados às áreas da Políticas Públicas, Povos e Educação Escolar Indígena, Povos e Educação Escolar Quilombola, Formação Docente, Educação Especial, Inclusão Educacional, Educação Bilíngue e Políticas Linguísticas. (http://lattes.cnpq.br/9319080320590984)
Encontros anteriores: