Orientações aos servidores para participações “ao vivo” em canais oficiais do Campus

Com a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19, a realização de lives tornou-se uma prática comum. Nesse contexto, o Campus Bento Gonçalves criou um canal oficial no YouTube pelo qual houve 88 transmissões em 2020. Para orientar a participação de servidores em eventos “ao vivo” nesse e em outros canais oficiais, a Coordenadoria de Comunicação Social apresenta as seguintes recomendações:

– O público que acessa os canais do Campus na internet é heterogêneo. Por isso, recomenda-se que seja utilizada uma linguagem compreendida pelo maior número de pessoas. Assim, deve ser evitado o uso de siglas (Exs: Proex, Concamp e BNCC) e jargões (Exs: terroirbriefing e gamificação) sem explicá-los.

– Quando houver questionamentos, devem ser respondidos de forma ágil, clara e cordial, conforme preconiza a Política de Comunicação do IFRS.

– Os servidores que participarem da transmissão devem observar os princípios e regras do Código de Ética Profissional, conforme Decreto Nº 1.171/1994.

– As mídias sociais oficiais estão comprometidas com os objetivos institucionais e com o interesse público. Assim, as publicações realizadas nesses meios não devem conter manifestações de caráter particular que contrariem as posições oficiais do Instituto. Por exemplo: no ano passado, a Instituição manifestou-se oficialmente favorável ao adiamento do Enem. Nesse caso, o/a participante poderia manifestar posição contrária em seu perfil em alguma rede social; mas, ao fazer isso em um canal oficial do IFRS ele/a ou o/a mediador/a precisaria deixar explícito o caráter pessoal da manifestação e que a posição da Instituição é diferente.

– Quando possível, deve-se aproveitar a oportunidade para reforçar o conhecimento a respeito da Instituição, divulgando informações sobre o IFRS, seus cursos e demais atividades promovidas.

– Não exibir ostensivamente marcas comerciais.

– Fazer previamente o teste do microfone e da webcam do seu aparelho.

– Ao testar a webcam, aproveite para conferir o “cenário”, observando se está aparecendo algo que não deveria.

– Preferencialmente, utilize um microfone para evitar ruídos externos e do próprio computador.

– Testar previamente a qualidade da conexão da internet.

– Posicionar o equipamento de forma que a luz não fique direcionada para a câmera/webcam e sim para o participante.

– Caso faça uso de rede Wi-Fi, mantenha o dispositivo fisicamente próximo ao roteador ou modem para reduzir possíveis interferências ou, se possível, ligue o computador ao roteador por um cabo de rede.

– O mediador deverá ser servidor do IFRS.

– Solicitar o agendamento da transmissão à Coordenadoria de Comunicação Social com, no mínimo, 15 dias de antecedência, apresentando as seguintes informações: tema principal e os tópicos que serão abordados e o tempo de cada um, sendo que o tempo total mínimo sugerido é de 45 minutos e o máximo de 1h30; quem participará como convidado(s); data e horário sugeridos; outras informações que considere relevantes.

(Imagem: freepik.com)