O Curso de Licenciatura em Letras

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa visa, como objetivo geral, formar professores para atuarem no ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, capazes de lidar de forma sistemática, crítica e reflexiva com temas e questões de sua área do conhecimento.

Busca-se oferecer ao aluno uma formação profissional, humanística e cultural ampla, principalmente nos aspectos concernentes à linguagem, capacitando-o para atuar de forma crítica, reflexiva e em consonância com as exigências da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho. Além disso, no decorrer do Curso, espera-se que os acadêmicos compreendam a sua formação acadêmico-profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente.

As atividades do Curso oportunizam o desenvolvimento de uma visão crítica das perspectivas teóricas, especialmente no que tange às investigações linguísticas e literárias, que fundamentam a formação profissional do professor de Língua Portuguesa e Literatura. Desse modo, os discentes são constantemente estimulados a refletir sobre a inter-relação entre a linguagem, as manifestações literárias e os contextos social, cultural e histórico envolvidos na produção e recepção dos textos. Dentre as atividades do curso, constam disciplinas presenciais obrigatórias e optativas, com atividades teóricas e práticas; estágios supervisionados obrigatórios e atividades complementares envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

Além da formação específica na área de Língua Portuguesa e Literatura, o Curso proporciona ao discente a participação em espaços que articulem ensino, pesquisa e extensão, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a qualificação da prática pedagógica. As atividades do Curso contemplam ainda discussões referentes à Educação Inclusiva e temas transversais, como Direitos Humanos, Educação Ambiental e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, abordados pelos diferentes componentes curriculares ao longo da matriz curricular do curso.

Perfil do Egresso

As Diretrizes Curriculares para o Curso de Letras, integrantes dos pareceres CNE/CES nº 492/2001 e nº 1.363/2001, destacam que o profissional em Letras precisa “ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias 18 e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente”. Ademais, o ensino, a pesquisa e a extensão devem estar articulados nesse processo. Conforme as diretrizes, o “profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários”.

Nessa perspectiva, espera-se que o licenciado em Letras do IFRS Campus Bento Gonçalves:

– domine o uso da norma padrão da Língua Portuguesa em termos de estrutura e funcionamento.

– ensine Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas em instituições de Educação Básica e Profissional.

– analise e construa materiais didáticos pertinentes para o processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura.

– estimule a leitura crítica e a habilidade de produzir textos de diferentes gêneros.

– promova a valorização da Literatura e sua relação com o contexto social, cultural e histórico.

– estabeleça relação entre teoria e prática no ensino da Língua Portuguesa e da Literatura numa perspectiva interdisciplinar.

– seja capaz de realizar pesquisa sobre a linguagem, no contexto escolar, bem como desenvolver projetos de incentivo à leitura.

– reflita teoricamente sobre a linguagem, bem como as variedades linguísticas, sobretudo em relação às questões regionais no contexto das línguas de imigração.

– seja interculturalmente competente, consciente da sua inserção na sociedade, das relações com o outro e do seu protagonismo nos processos educativos.

– atue de forma coletiva e colaborativa em seus espaços de trabalho.

– faça uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente.

– construa suas práticas pedagógicas levando em consideração as temáticas referentes à Educação Inclusiva, aos Direitos Humanos, à Educação Ambiental e à História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Em suma, o egresso do Curso de Letras poderá exercer, fundamentalmente, a função de professor de Língua Portuguesa e Literatura em espaços escolares e não escolares. Considerando-se as alternativas que o mundo do trabalho oferece aos Licenciados em Letras, os egressos podem atuar também em outros campos e áreas profissionais, tais como a revisão textual e a crítica literária em editoras, jornais, revistas e plataformas virtuais, podendo ainda exercer atividades de pesquisa junto a instituições de natureza diversa, como bibliotecas, arquivos públicos e privados, centros culturais. Por fim, além das atividades profissionais, o egresso poderá seguir sua formação em programas de Pós-Graduação lato e stricto sensu.

Coordenação: Prof. Dr. Kleber Eckert ([email protected])

Última atualização em 24/11/2021