Núcleos e Grêmio Estudantil promoveram sarau contra a LGBTQIAP+fobia

Ocorreu na terça-feira, 16 de maio, entre 12h e 13h, véspera do “Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia”, um sarau no Espaço de Integração e Inovação do Campus. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e pelo Grêmio Estudantil (Getae).

Durante o sarau, os estudantes escutaram músicas e declamações de poemas com a temática LGBTQIAP+, contando com a participação do Grupo Música no Campus – Integração entre Cursos (GMCIC) e estudantes que se voluntariaram.

Também foram confeccionados crachás de nome social, para que todos estudantes se sentissem incluídos naquele ambiente, construção da faixa dos “medos” e a indicação de artistas da comunidade.

Sobre o dia 17 de maio

A data escolhida para marcar a luta contra a LGBTQIAP+fobia é 17 de maio pois foi nesse dia, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação de doenças e problemas relacionados à saúde. As atividades promovidas nessa data servem para reflexão sobre o impacto que o preconceito causa nas vidas das comunidades,  criando um movimento de comprometimento para uma sociedade mais justa, diversa e igualitária.

Fotos: Augusto Basso Veber e Sofya Laux de Oliveira.