Nova oportunidade para o Curso de Extensão de Formação Continuada “Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG”

Foram reabertas as inscrições para seleção de participantes para o Curso de Extensão de Formação Continuada “Residência Profissional Agrícola CTA IFRS-BG”, vinculado à proposta enviada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS-BG) e aprovada no âmbito do Edital de Chamamento Público N° 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O prazo encerra no dia 7 de junho de 2021.

O curso possui seis bolsas de residência agrícola disponíveis, sendo duas destinadas a estudantes ou egressos de curso superior e quatro destinadas a estudantes ou egressos de curso técnico de nível médio na grande área de Ciências Agrárias e subáreas Agronomia / Engenharia Agrícola / Zootecnia / Medicina / Veterinária / Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O candidato à bolsa deve ter idade entre 15 e 29 anos até a data de início da residência. Caso seja estudante, deve ter cursado todas as disciplinas do curso e, se for egresso, deve ter concluído o curso há, no máximo, 24 meses antes da data de início da residência.

As bolsas terão duração máxima de doze meses para prática profissional em indústrias de alimentos, fazendas e unidades de produção de matérias-primas agroalimentares distribuídas nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na região da Serra Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

O residente de nível médio técnico receberá, mensalmente, por até 12 meses, uma bolsa disponibilizada com recursos oriundos do MAPA, no valor de R$ 900,00; já o residente de nível superior receberá, mensalmente, por até 12 meses, uma bolsa disponibilizada com recursos oriundos do MAPA no valor de R$ 1.200,00. As unidades residentes devem garantir com recursos próprios infraestrutura ou meios para transporte e alimentação dos residentes, ficando a critério destas a complementação do valor das bolsas.

O Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do MAPA, tem como objetivo apoiar a qualificação técnica de jovens por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por instituições de ensino públicas federais em unidades residentes.

Para mais informações, CLIQUE AQUI, leia atentamente o Edital e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].