Nova diretoria do DTG Cultura Sem Fronteira toma posse

Na quinta-feira, dia 5, tomou posse a nova diretoria do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Cultura Sem Fronteira. O evento aconteceu às 12h30, no Salão de Atos, e contou com a presença do Diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e os servidores que atuarão na coordenação do DTG, o professor Giovani Farina e o técnico em agropecuária Jair Matias da Rosa, além de estudantes que são membros da nova patronagem.

Diretoria do DTG Cultura Sem Fronteira – Gestão 2022
  • Patroa: Laura Caroline Pouluk Strozak (Bacharelado em Agronomia 2017/2);
  • Capataz: Lucas Spellmeier Zuchi (Bacharelado em Agronomia 2017/2);
  • Sota Capataz: Pedro Bianchi Locatelli (Tecnologia em Viticultura e Enologia 2022/1);
  • Posteiro de jogos e esportes: Rodrigo Gobatto (Bacharelado em Agronomia 2019/2);
  • Posteiro cultural: Valber Henrique Defaveri (Bacharelado em Agronomia 2019/2);
  • Posteiro de divulgação: Vinicius Barbieri Martello (1° Técnico em Agropecuária B) e Jobiane da Silva Bueno Lacorte (Técnico Subsequente em Administração 2019/2);
  • Posteiro de pilchas: Julia Stephanie Bianchini Scheibe (Bacharelado em Agronomia 2018/02);
  • Posteiro artístico: Rafael Germano Rabaioli (Bacharelado em Agronomia 2019/2);
  • Agregada de Guaiaca: Nicole Machado Spiller -(Bacharelado em Agronomia 2018/2);
  • Posteiro campeiro: Victor Giovanella de Oliveira (3° Técnico em Viticultura e Enologia) e Elisa Gabriele Fontana (3° Técnico em Agropecuária A);
  • Posteiro de eventos: Sophia Alexandra de Oliveira – (2º Técnico em Meio Ambiente) e Emili Fagundes Ferreira da Silva (3° Técnico em Administração);
  • Peão caseiro: João Vitor Silva Borba (2º Técnico em Meio Ambiente);
  • Coordenadoras da invernada: Nicole Basso Banaseski (2° Técnico em Viticultura e Enologia) e Aline de Vargas Zich (Licenciatura em Matemática 2021/1);
  • Posteiro de fala: Willian Bergonsi (Bacharelado em Agronomia 2019/2).
Sobre o DTG Cultura Sem Fronteira*
  • Tem como lema “tradição e cultura pela vida, amor e sangue pelo pago”.
  • Foi criado em 1978 como Centro de Tradições Gaúchas (CTG) “Cultura sem Fronteira” do Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves.
  • Em 1982, quando a Instituição já era denominada Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, foi construído o seu galpão tradicionalista.
  • A partir de 2008, a nomenclatura da entidade passou a ser Departamento de Tradições Gaúchas “Cultura sem Fronteira”, do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG).
  • Atualmente, sua sede permanece no mesmo local, o galpão tradicionalista localizado no Campus Bento Gonçalves do IFRS.

DTG Cultura sem Fronteira

*Fonte: CARDOSO, A. V. Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves: Sermo, 2020. 112 p. ISBN 978-65-990724-0-6.