NEPGS promoveu Sarau da Diversidade na Feira do Livro de Bento Gonçalves

No sábado, 5 de outubro, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) promoveu um Sarau da Diversidade na Feira do Livro de Bento Gonçalves, a convite da organização do evento. O Sarau buscou apresentar o Núcleo e suas pautas à comunidade, por meio de apresentações musicais dos estudantes Érica Audibert e Diogo Capello do 3º ano do ensino médio concomitante ao curso técnico em viticultura e enologia, bem como a leitura de dados sobre violência contra mulheres e população LGBTQ+, incentivando a reflexão sobre os significados destas informações e a importância da discussão sobre gênero.

Diversos estudantes integrantes do NEPGS estiveram presentes, auxiliando no desenvolvimento da atividade, que contou com uma presença significativa de servidores do campus e pessoas que visitavam o evento. O Sarau propiciou a leitura de poesias e trechos de obras de escritoras, produção e leitura de poesias elaboradas por pessoas do público, caracterizando um momento de exercício de criatividade e de troca de experiências. A patrona da feira do Livro, Ana Cláudia Ramos, esteve presente e explanou sobre a sua experiência como escritora, salientando a relevância da abordagem dos temas de gênero e sexualidade. Houve também um momento de intervenção artística, com uma apresentação teatral, a qual apresentou uma releitura da obra de Shakespeare “A Megera Domada”.

O Sarau da Diversidade foi, portanto, um momento bem sucedido de interação entre o NEPGS e a comunidade externa, a qual foi convidada a conhecer mais sobre o Núcleo e suas ações por meio de material de divulgação entregue e a orientação sobre como contatar e participar das reuniões ordinárias no campus. Assim, o NEPGS BG demonstra seu compromisso com atividades que estimulem o respeito pelos direitos humanos e pela diversidade, baseando-se no combate ao preconceito e à discriminação nas suas mais diversas formas.