Neabi realiza encontro de caciques e indigenista no campus

Como parte das atividades de Semana do Índio, na noite do dia 18 de abril (quarta-feira), o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do campus Bento Gonçalves – Neabi, coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais Sirlei Bortolini, promoveu um encontro para discutir questões de indígenas no Rio Grande de Sul. Entre os convidados, estava a cacique Brasília Rieiro de Freitas, da tribo Três Soitas, localizada no município de Tenente Portela (392 km de Bento Gonçalves), que falou dos projetos desenvolvidos por sua tribo para manter as terras produtivas, baseando-se na produção de produtos orgânicos, sem fazer uso de qualquer agrotóxico. Representando a comunidade indígena de Bento Gonçalves, falou o cacique Nelinho Paulo, que apresentou a situação de dificuldades que a comunidade indígena enfrenta atualmente, e sobre o comércio de artesanato, que é basicamente a única renda do grupo.

Após a fala dos caciques, falou o sr. Vicente da Silva. Vicente é um índio que há muitos anos trabalha em prol das comunidades indígenas no Rio Grande do Sul, e trouxe um pouco da sua experiência com este trabalho. Abordou questões da preservação da língua e comércio de artesanato, assim como a luta das comunidades indígenas para que tenham seus filhos em escola regular e o sonho de um dia poder contar com uma escola bilíngue. Por fim, a bióloga indigenista Natália Bristot Freitas falou sobre sua pesquisa desenvolvida junto à tribos indígenas, em especial sobre sua estadia entre índios no estado de Amazonas.

Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Neabi, entre em contato pelo telefone (54) 3455.3219, ou pelo e-mail [email protected].

Publicado por Daniel Clós