Napne realiza atividade no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril, definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Bento Gonçalves movimento a instituição com diferentes atividades. Uma delas foi a exposição de folder explicativo em diferentes espaços de circulação, exibição de uma árvore composta de peças de quebra-cabeça com o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), representando a conexão de todas as diferenças, e um espaço para alunos, professores e servidores colocarem suas dúvidas sobre o autismo.

Uma caixa de dúvidas, acompanhada de uma breve fala sobre o autismo, circulou entre as turmas durante o turno da manhã e tarde com a participação de duas alunas autistas da instituição. Uma aluna do curso técnico integrado falou sobre a importância das pessoas perceberem as necessidades dos autistas. A estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Kellen Melo Pinheiro, relatou que a dificuldade que enfrenta “perante a sociedade é que as pessoas não acreditam que eu seja autista, pois não aparenta ser”, e que o diagnóstico de TEA lhe auxiliou nessa compreensão.

Sobre a data

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Esta data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Visa a conscientização da sociedade sobre o TEA. É uma data importante, sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. O quebra-cabeça é usado para simbolizar o TEA ao fazer pois faz referência à complexidade do transtorno.