Material didático de alfabetização para imigrantes e refugiados é apresentado no Ministério Público Federal de Caxias do Sul

Carina Fior Postingher Balzan e Júlia Sonaglio Pedrassani

Na tarde da terça-feira, 17 de outubro, foi apresentado na sede da Procuradoria da República no Município de Caxias do Sul o Material didático de alfabetização para estudantes imigrantes e refugiados da Educação Básica, resultado de um Projeto de Pesquisa executado pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS no ano de 2022.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Secco, de Caxias do Sul, que já está utilizando o material didático em sala de aula. Sob a coordenação da professora Carina Fior Postingher Balzan, atuaram na equipe de execução do projeto as estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Alissa Turcatti e Júlia Sonaglio Pedrassani, além da professora Cristina Bohn Citolin.

Desenvolvido a partir dos princípios da Língua de Acolhimento, o objetivo desse material é auxiliar no processo de alfabetização de alunos imigrantes e/ou refugiados matriculados na Educação Básica, contribuindo para a integração desses estudantes à comunidade escolar e à cultura brasileira.

A apresentação no Ministério Público Federal de Caxias do Sul foi realizada a convite do Procurador da República Fabiano de Moraes, que ressaltou a importância do material didático no atendimento às demandas da comunidade e seu potencial de transformação social. Acompanharam as atividades o Diretor-Geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti.

O material didático pode ser acessado pelo link: https://repositorio.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/798