Mais de 100 pessoas participaram do 1º Encontro de Reflexões Freirianas

Nos dias 26 e 27 deste mês, estudantes do 8º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia realizaram o 1º Encontro de Reflexões Freireanas: propostas humanizadoras na/para práxis educativa. A atividade foi desenvolvida como parte do componente curricular de Prática Docente na Educação de Jovens e Adultos ministrado pela professora Ana Lúcia da Conceição. Estiveram presentes nos dois dias de evento mais de 100 estudantes e professores para dialogar com o professor Dr. Celso Ilgo Henz, da Universidade Federal de Santa Maria e com a professora Marli de Oliveira, Mestranda em Educação pela mesma universidade, os quais conduziram o encontro propondo possibilidades para uma Educação como prática emancipatória.

O objetivo do evento foi refletir sobre práticas humanizadoras visando uma Educação que busca problematizar o fazer pedagógico proposto pelo educador Paulo Freire. O encontro foi encerrado com a produção coletiva e apresentação de cartas pedagógicas por parte das/dos participantes que estão expostas em um varal no Bloco Convivência. As cartas pedagógicas produzidas refletem o quanto o evento possibilitou trazer Paulo Freire para problematizar a Educação com a sua rigorosidade metódica sem perder a amorosidade.