Livro sobre a história do Campus está disponível para acesso on-line

O livro “Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia”, escrito pelo jornalista Aureo Vandré Cardoso, está disponível para acesso on-line, de forma gratuita.

A versão impressa foi publicada em abril de 2020 e apresenta um relato dos principais acontecimentos da história da Instituição, desde a sua origem como Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, criada em outubro de 1959.

Confira abaixo a versão do livro digital ou clique aqui para acessar em PDF.

Sinopse

No primeiro capítulo, o autor aponta os principais fatos que contribuíram para a implantação da Escola em Bento Gonçalves, fala sobre o início das aulas, o primeiro grupo docente e a primeira turma de técnicos em Viticultura e Enologia formada no País.

No capítulo seguinte, relata os eventos que proporcionaram a alteração do nome da Instituição, em 1964, para Colégio de Viticultura e Enologia (CVE) de Bento Gonçalves. Também faz um resgate sobre os motivos que levaram à transferência da administração do Colégio para a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e suas consequências. Outro acontecimento importante do período em que a Instituição tinha essa denominação foi a criação da Coordenação Nacional do Ensino Agrícola (Coagri), que proporcionou grandes mudanças no processo de ensino/aprendizagem.

Inicia o terceiro capítulo contando sobre a transformação do CVE em Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves, em 1979, e registra na sequência os principais fatos ocorridos enquanto tinha essa e a posterior denominação, Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek (EAFPJK), dos quais destaca a evolução para autarquia federal e a criação do primeiro Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do País.

O jornalista começa o quarto capítulo falando sobre mais uma mudança de denominação e de status institucional, que ocorreu em 2002, com a alteração para Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG). Com isso, a região passou a contar com uma instituição federal que tem como propósito ministrar ensino superior gratuito, para além do ensino médio e dos demais cursos profissionalizantes.

No último capítulo, aponta os fatos mais recentes, a partir da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) até as comemorações do 60º aniversário, em outubro de 2019.

Nesses cinco capítulos, faz uma retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves em linguagem referencial, registrando informações sem emitir opiniões. Embora tenha realizado os relatos com objetividade, o autor apresenta nas “considerações gerais” sua análise pessoal sobre a evolução da Instituição e sua influência no desenvolvimento de milhares de pessoas e dos arranjos produtivos, em especial aquele relacionado ao setor vitivinícola brasileiro.

Referência bibliográfica

CARDOSO, A. V. Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves: Sermo, 2020. 112 p. ISBN 978-65-990724-0-6.

Sobre o autor
Aureo Vandré Cardoso ingressou como servidor no Cefet-BG em 2008 e atualmente ocupa o cargo de jornalista no Campus Bento Gonçalves do IFRS. É doutor em Educação pela Utad (Portugal); mestre em Educação e pós-graduado (lato sensu) em Marketing pela Ulbra; graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Unisinos.