Início do conteúdo

Licenciatura em Pedagogia realiza 20 sessões de avaliação de TCC nos próximos dias


Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, 20 acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia apresentarão seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), sistematizados em forma de artigo científico, às respectivas bancas examinadoras, por meio de webconferência.

Confira os títulos dos trabalhos, autores e participantes das bancas.

 

Programação:

Título do Artigo: Metodologias ativas: análises sob a perspectiva de um grupo de docentes da Rede Municipal de Bento Gonçalves
Acadêmica: Micheli Burati
Banca: Gregório Grisa (orientador), Edson Carpes Camargo e Sandro Bortolazzo
Data: 25/01/2022
Horário: 14h30


Título do Artigo: A sexualidade na educação infantil: estudo de caso pelo olhar de profissionais da educação infantil na região de Bento Gonçalves/RS
Acadêmica: Eduarda Rippel Vieira
Banca: Janine Trevisan (orientadora), Letícia Schneider Ferreira  e Alexsandra Coelho Zanin
Data: 25/01/2022
Horário: 15h


Título do Artigo: Crítica ao neoliberalismo: uma análise dos livros didáticos para a educação infantil
Acadêmica: Fernanda Sartori
Banca: Edson Carpes Camargo (orientador), Alexsandra Coelho Zanin e Henri Luiz Fuchs
Data: 25/01/2022
Horário: 19h


Título do Artigo: O papel da socialização na infância
Acadêmica: Eduarda Schu
Banca: Gregório Durlo Grisa (orientador), Alana Morari e Fabiane Lima Cigognini
Data: 25/01/2022
Horário: 19h


Título do Artigo: Gestão na educação infantil em tempos de pandemia: quem são as novas diretoras neste cenário?
Acadêmica: Angela Maria de Toni Bissolotti
Banca: Alexsandra Coelho Zanin (orientadora), Henri Luiz Fuchs e Sandro Bortolazzo
Data: 26/01/2022
Horário: 14h


Título do Artigo: O ensino de álgebra nos anos iniciais: precepções e práticas docentes
Acadêmica: Nelize Letícia Primer Zacharia
Banca: Fernanda Zorzi (orientadora), Karine Pertile e Alana Morari
Data: 26/01/2022
Horário: 16h


Título do Artigo: A gestão escolar em tempos de pandemia: dando voz aos(às) gestores(as) de escolas públicas
Acadêmica: Ana Caroline Pedretti
Banca: Alexsandra Coelho Zanin (orientadora), Henri Luiz Fuchs e Tiago Martins da Silva Goulart
Data: 26/01/2022
Horário: 16h30


Título do Artigo: Desafios da docência na educação infantil durante a pandemia: um estudo de caso em uma escola municipal de educação infantil
Acadêmica: Tairine Luana Schmidt
Banca: Edson Carpes Camargo (orientador), Alexsandra Coelho Zanin e Cristina Citolin
Data: 26/01/2022
Horário: 19h


Título do Artigo: Trabalho docente e pandemia:  um estudo acerca dos desafios enfrentados pelos educadores dos anos iniciais de uma escola do interior da Serra Gaúcha
Acadêmica: Kátia Frizon
Banca: Henri Luiz Fuchs (orientador), Edson Carpes Camargo e Alana Morari
Data: 27/01/2022
Horário: 9h30


Título do Artigo: Transtorno do Espectro Autista: reflexões sobre a inclusão escolar
Acadêmica: Helena Rippel Vieira
Banca: Alexsandra Coelho Zanin (orientadora) e Alana Morari (coorientadora), Fabiane Lima Cigognini e Claudia Daniele Spier Hoffelder
Data: 27/01/2022
Horário: 14h


Título do Artigo: O olhar dos sujeitos da EJA sobre a educação na pandemia
Acadêmica: Elizabet Maria Alberti Zandavalli
Banca: Alexsandra Coelho Zanin (orientadora), Alana Morari e Edson Carpes Camargo
Data: 27/01/2022
Horário: 16h


Título do Artigo: A Comunicação não violenta como ferramenta de transformação de confltos no ambiente escolar
Acadêmica: Natália da Silva Friedrich
Banca: Henri Luiz Fuchs (orientador), Gregório Durlo Grisa e Aline Santos Oliveira
Data: 27/01/2022
Horário: 19h


Título do Artigo: Inclusão Escolar: Conceitos, marcos legais e sujeitos de direito
Acadêmica: Fábio Rodrigo de Oliveira Meer
Banca: Andrea Poletto Sonza (orientadora), Fabiane Lima Cigognini e Sandro Bortolazzo
Data: 27/01/2022
Horário: 20h30


Título do Artigo: O processo pedagógico de inclusão de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Veranópolis
Acadêmica: Thainara Fernanda Pichiteli Rossi
Banca: Alexsandra Coelho Zanin (orientadora) e Alana Morari (coorientadora), Claudia Daniele Spier Hoffelder e Aline Santos Oliveira
Data: 28/01/2022
Horário: 14h


Título do Artigo: Da escola aos serviços de saúde: encaminhamentos de crianças com suspeita de TDAH
Acadêmica: Samuel Luis Leidemer
Banca: Alana Morari  (orientadora), Alexsandra Coelho Zanin e Cristina Citolin
Data: 28/01/2022
Horário: 16h


Título do Artigo: Programa de Escolas Associadas à UNESCO: um olhar sobre os projetos desenvolvidos por uma escola associada
Acadêmica: Letícia Conci
Banca: Henri Luiz Fuchs (orientador), Gregório Durlo Grisa e Alexsandra Coelho Zanin
Data: 28/01/2022
Horário: 19h


Título do Artigo: Formação inicial docente em alfabetização: concepções e práticas de professoras de dois cursos regulares de Pedagogia do IFRS
Acadêmica: Águeda Sandrin
Banca: Cristina Citolin (orientadora), Alana Morari e Marielle Gabrielli
Data: 31/01/2022
Horário: 15h


Título do Artigo: Ressignificações sobre a educação inclusiva e seus aportes legais
Acadêmica: Milena dos Santos Nunes
Banca: Edson Carpes Camargo (orientador), Alana Morari e Fabiane Lima Cigognini
Data: 31/01/2022
Horário: 19h


Título do Artigo: Transgêneros da cidade de Bento Gonçalves: histórias e trajetórias
Acadêmica: Débora Bortolini de Mello
Banca: Janine Trevisan (orientadora), Letícia Schneider Ferreira e Edson Carpes Camargo
Data: 01/02/2022
Horário: 15h


Título do Artigo: Caminhos que levam a docência: a trajetória de vida como elemento de formação do educador anter, durante e após a graduação
Acadêmica: Georges Pereira Dias
Banca: Gregório Durlo Grisa (orientador), Fernanda Zorzi e Alexsandra Coelho Zanin
Data: 01/02/2022
Horário: 20h

Fim do conteúdo