Integrantes do DTG Cultura Sem Fronteira realizam atividade na Escola Municipal Fenavinho

No dia 23 de setembro, a estudante de Licenciatura em Matemática do Campus Bento Gonçalves Aline de Vargas Zick e o egresso Eduardo Ferreira Ludwig realizaram uma ação em comemoração à Semana Farroupilha na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenavinho. Os dois são integrantes do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Cultura Sem Fronteira e realizaram a atividade em parceria com o Projeto Compaixão e a Parceiros Voluntários. Eles foram acompanhados pelo professor Giovani Farina.

Chegamos na escola e fomos muito bem recebidos pela equipe diretiva. Depois, as crianças foram chegando trazendo sua alegria e energia contagiante. Eu e o Eduardo conversamos com as crianças sobre comidas típicas, tradicionalismo e vestimentas. Em seguida, apresentamos as danças “Chico Sapateado” e “Tatu com volta no meio”. Ainda, organizamos as meninas de um lado e os meninos de outro. O Eduardo ficou em frente dos meninos e eu, na frente das meninas, para ensinarmos os passos do xote. Repetimos algumas vezes e, depois, eles dançaram sozinhos. Durante toda a ação realizada, podemos sentir o amor das crianças pela tradição gaúcha e a vontade de aprender. Foi uma experiência maravilhosa.

Aline de Vargas Zick