Instituído o Fórum de Reitores das instituições públicas de ensino superior do RS

Dirigentes da Instituições reunidos durante a primeira reunião do Fórum - Foto: ACS UFPel

O Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, é o vice-presidente do Foripes-RS. A presidência é ocupada pela Reitora da UFPel, Isabela Andrade

Dirigentes das instituições públicas de ensino superior gaúchas formalizaram, na segunda-feira, 5 de junho de 2023, a criação do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS). A atividade ocorreu em Pelotas, na Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que sediou a primeira reunião do grupo.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), congregará o Foripes-RS, junto a seis universidades federais, uma universidade estadual e os outros dois institutos federais do estado: UFPel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A criação do Fórum é a formalização de um canal de diálogo composto pelos reitores das instituições, que vinham se reunindo informalmente para a discussão de temas sensíveis às universidades e institutos nos últimos anos, como os cortes orçamentários, os ataques à reputação das instituições e as estratégias de valorização de tais instituições junto à sociedade.

Em busca de espaço e oportunidades

O grupo também tem a pretensão de utilizar o Fórum para aumentar a atuação das instituições em conselhos e órgãos de fomento à pesquisa, ocupando espaços e buscando oportunidades para as entidades representadas. Outra frente de trabalho pensada pelo grupo é a de aproximação entre as instituições para aproveitamento de recursos e para integração de programas e projetos acadêmicos.

Ficou definida a presidência do Foripes-RS, que será ocupada pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, tendo por vice-presidente Júlio Xandro Heck, Reitor do IFRS. Entre as primeiras ações que serão encabeçadas pelo grupo está a de busca de alternativas para combater a evasão de estudantes e o preenchimento das vagas ociosas existentes nas instituições, cujos índices vêm aumentando nos últimos anos.

Os dirigentes tiveram um momento com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, no qual receberam as boas-vindas. Paula celebrou a parceria entre as universidades e o poder público municipal como uma força para auxiliar a superar desafios. Ela destacou a iniciativa como interessante, no sentido da construção coletiva de soluções: “Devemos fortalecer essa rede de instituições”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPel

Matéria: Departamento de Comunicação da Reitoria