Inscrições abertas para a palestra sobre Habermas e a ética do discurso nos estados constitucionais

Com o objetivo de promover a discussão sobre os limites da democracia nas sociedades contemporâneas tendo em vista o impacto da desinformação e da superficialidade no desenvolvimento da racionalidade dos agentes e de suas interações comunicativas segundo as reflexões do filósofo alemão Jürgen Habermas, haverá um encontro on-line na quinta-feira, dia 6 de julho, das 20h às 22h.

O evento intitulado “Habermas e a ética do discurso nos estados constitucionais: há democracia sem racionalidade?” será realizado pelo Google Meet e contará com a participação do professor de Filosofia João Francisco de Siqueira Rodrigues. Essa atividade está associada ao projeto de pesquisa “A influência da relação entre razão e paixões na construção de um caráter virtuoso segundo David Hume”, contemplado pelo Edital IFRS PROPPI N° 55/2022 Fomento Externo, explica seu coordenador, o professor Franco Soares.

São ofertadas, no total, 20 vagas para servidores e estudantes do Campus Bento Gonçalves do IFRS e para a comunidade externa. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail franco.soares@bento.ifrs.edu.br e haverá emissão de certificados para os participantes.

Sobre o professor convidado

João Francisco de Siqueira Rodrigues é licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Mestre pelo programa de pós-graduação em filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufrgs, no qual desenvolve tese acerca da desobediência civil sob uma perspectiva habermasiana. Atualmente, é professor de Filosofia da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.