Início do conteúdo

Inscrições abertas para a fase on-line da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária


Estudantes brasileiros dos cursos da área de agrárias e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos já podem se inscrever na fase on-line da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).

As inscrições vão até o dia 6 de junho de 2023, são gratuitas e devem ser realizadas pelo orientador da equipe. Para se inscrever os alunos devem formar equipes compostas por três estudantes mais o orientador, que pode ser professor ou técnico-administrativo (efetivos ou contratados) atuantes na instituição de origem dos estudantes.

Na competição, são aceitas as modalidades de ensino: técnico integrado/concomitante e subsequente. As equipes podem ser compostas por estudantes de diferentes anos, desde que sejam da mesma modalidade.

A  prova será realizada entre as 8h do dia 27 de junho e as 17h do dia 28 de junho, por meio da Plataforma de Provas disponível na página da Olimpíada. A avaliação é composta por 30 questões de múltipla escolha, e os alunos têm 60 minutos para resolver as questões, não sendo possível alterar as respostas após o envio.

O regulamento completo pode ser acessado em: https://obap.ifsuldeminas.edu.br/noticias/148-obap-2023

Sobre a Obap

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas). Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.

É realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. A fase presencial é bastante aguardada pelos participantes e recebe estudantes de todo o país.

A primeira edição ocorreu em 2011 e já contava com a aplicação de testes on-line e realização de provas presenciais. Até 2016, aconteceu nos campi do IFSuldeminas. A partir de então, a fase presencial passou a ser realizada em institutos parceiros, tendo sede nas cidades de Uberlândia, Barbacena, Bambuí (MG), Foz do Iguaçu (PR), Alegre (ES) e Jundiaí (SP).

Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.

Idealizada pelo IFSuldeminas, a 12ª Obap recebe apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

 


Texto: Dicom/IFSuldeminas, editado pela Coordenadoria de Comunicação do Campus Bento Gonçalves do IFRS.

 

Fim do conteúdo