Inicia o Curso Básico de Libras realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Iniciou nesta sexta-feira, dia 1º de julho, o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrado pela professora Fabiane Lima Cigognini.

O curso terá duração de 30 horas, divididas em 10 encontros, e tem como público professores do Atendimento Educacional Especializado, profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, professores e outros funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Aprender e alunos surdos dessa escola.

O conteúdo ministrado contempla conhecimentos sobre a língua de sinais e a cultura da comunidade surda do Brasil. A proposta do curso surgiu de uma demanda da Secretaria Municipal de Educação, parceira na ação, e proporcionará o contato e uso da língua de sinais, viabilizando a aprendizagem da sua estrutura linguística básica, a produção de narrativas simples, para o uso no cotidiano, bem como as competências essenciais para amenizar as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes em diferentes contextos sociais, explica a professora Fabiane.

A Diretora de Extensão do Campus Bento Gonçalves ressalta que, há anos, desenvolvemos ações de Extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que sempre nos demanda e também recebe muito bem nossas propostas. O Curso Básico de Libras é um exemplo de ação de extensão que possui como premissa a interação dialógica com os demandantes, os quais participam desde a etapa de planejamento da ação, para melhor atender à necessidade do município e comunidade e, neste caso, principalmente, possibilitar a inclusão de pessoas surdas, conclui Raquel Fronza Scotton.