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IFRS tem estande e 13 trabalhos finalistas na Mostratec 2023
A Mostratec estará aberta para visitação gratuita de 24 a 26 de outubro, das 13h30 às 21h, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) estará pela primeira vez com um estande na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo/RS, de 24 a 26 de outubro de 2023.
Um público de 40 mil pessoas é esperado para o evento, entre estudantes e professores de diferentes estados brasileiros e de outros países. Além desse espaço, 13 projetos de pesquisa de alunos do IFRS são finalistas do evento e serão apresentados. Alguns trabalhos foram selecionados nas mostras dos campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório e Rolante, que são filiadas à Mostratec, e outros foram submetidos diretamente à seleção da Mostratec.
No estande, o público poderá saber mais sobre a estrutura da instituição, cursos ofertados presencialmente e a distância, bem como visualizar alguns projetos desenvolvidos que estarão em exposição. Será possível conhecer, por exemplo, o protótipo automotivo da equipe Drop Team, do IFRS Campus Erechim, e também tecnologias elaboradas pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) para auxiliar pessoas com necessidades específicas a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia. (Veja a lista completa dos projetos que estarão na Mostra, no final do texto)
Sobre a Mostratec
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia na qual são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento realizados por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio, incluindo a educação técnica profissionalizante.
Conta com exposição de projetos e eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET).
Estará aberta para visitação gratuita de 24 a 26 de outubro, das 13h30 às 21h, nos pavilhões da Fenac, na avenida das Nações Unidas, 3.825, bairro Ideal.
Trabalhos do IFRS finalistas
Campus Bento Gonçalves
– A pandemia da Covid-19 e suas relações com O Quarto em Arles de Vincent Van Gogh;
– A influência da arte na saúde mental dos estudantes do IFRS-BG;
– Gênero e Diversidade no ambiente escolar: experiências de respeito e empatia;
– Vivemos em um Estado Laico? Compartilhando saberes acerca do ativismo político pentecostal no Brasil da constituinte de 1986 ao Governo Lula de 2023;
– Terrorismo de Estado no Conesul: análise das ditaduras chilena e argentina através das Histórias em Quadrinhos;
Campus Erechim
– Otimização do sistema de potência de um veículo de eficiência energética;
Campus Feliz
– Reciclagem de vidro laboratorial como matéria-prima na produção de porcelana;
– Trajetórias escolares femininas, evasão escolar e equidade de gênero na área de tecnologia;
Campus Osório
– Avaliação de extratos aquosos na inibição do agente causal da podridão-descendente em videiras;
– Monitoramento das águas do Rio Tramandaí através de sensoriamento remoto;
– Cultura maker na química orgânica;
Campus Rolante
– Criação de um laminário para as práticas de ensino;
Campus Vacaria
– Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial;
O IFRS e os projetos expostos
O Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS é destaque na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica por disponibilizar soluções para auxiliar pessoas com necessidades específicas a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia, procurando eliminar barreiras e garantir acessibilidade em suas variadas dimensões.
O Centro atende demandas do IFRS e também, por meio de projetos, convênios e parcerias, necessidades relacionadas à acessibilidade digital e à tecnologia assistiva da comunidade externa e de outras instituições.
Para mais informações acesse o site do CTA.
Pelo projeto Drop Team, do Campus Erechim, estudantes e o professor orientador montaram um veículo que vem batendo recordes de eficiência energética e este ano atingiu a marca de 716 quilômetros por litro (km/l) de combustível. Trata-se de protótipo veicular, um carro em menor escala, que tem o objetivo de percorrer longas distâncias com um menor consumo de energia. O veículo não é adequado para andar nas estradas de rodagem, mas é um projeto para desafiar estudantes a pensar, pesquisar e construir.
O veículo é tricampeão da etapa Brasil da competição de eficiência energética Shell Eco-marathon. Neste ano, conquistou um desempenho nunca antes atingido na edição brasileira da prova na categoria motor a combustão interna (com amarca de 716 quilômetros por litro de combustível). Para se ter uma noção, é como se fosse possível percorrer a distância de Porto Alegre (RS) até Curitiba (PR) com um litro de gasolina. A Drop Team também foi campeã da Shell Eco-marathon Brasil em sua categoria nos anos de 2018 e 2019, sendo que em 2019 participou ainda da edição norte-americana da Shell Eco-marathon, onde conquistou o terceiro lugar.
Os laboratórios maker são ambientes de inovação que buscam oferecer aos estudantes do IFRS ferramentas e equipamentos para que consigam materializar ideias e fabricar protótipos, sejam eles a criação de um aplicativo, um projeto de robótica, um sensor, um dispositivo tecnológico, um game, um brinquedo, uma forma geométrica… Contam com impressora 3D, cortadora CNC laser, scanner 3D, furadeira, lixadeira, parafusadeira, serra, notebook e outros.
Esses espaços podem ser utilizados para atender demandas de projetos de ensino, pesquisa e extensão que necessitem algum tipo de fabricação digital ou construção de protótipos. Os espaços permitem ensinar e aprender ao mesmo tempo e entregar produtos feitos normalmente em equipe.
Os ambientes atendem também a demandas da comunidade externa.
Além dos cursos presenciais, o IFRS oferece cursos de Educação a Distância (EaD), todos gratuitos. Atualmente são cerca de 200 cursos disponíveis na plataforma própria da instituição e 215 cursos na plataforma Aprenda Mais. A carga horária varia de 20h a 200h. São opções nas áreas de: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Educação, Educação a Distância, Gestão e Negócios, Idiomas, Língua e Literatura, Informática, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Turismo e Hospitalidade. Há também o curso preparatório para as provas de ingresso no IFRS (Pré-IFRS). Neste ano, o instituto registrou a marca de 4 milhões de estudantes que realizaram cursos de formação inicial continuada na modalidade Educação a Distância.
As aulas são abertas a todos os interessados (não é necessário ser estudante do IFRS). Ocorrem em ambiente virtual. Não há encontros presenciais ou atividades com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso quando tiver disponibilidade. Ao término do curso, se aprovado, o estudante recebe um certificado de conclusão.
As inscrições e o ambiente dos cursos podem ser acessados pelo site Estude no IFRS.
Proporcionar a estudantes dos níveis médio e fundamental experiências com instrumentos didáticos para ensino de geografia é o objetivo do projeto de Extensão “Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo”, desenvolvido no Campus Caxias do Sul do IFRS. Pesquisadores e bolsistas elaboram e aplicam sequências didáticas apoiadas em princípios da educação maker e da aprendizagem significativa com foco na geografia. Atualmente, o projeto conta com uma caixa de areia de realidade aumentada adaptada (AR-Sandbox), um conjunto de maquetes de terreno confeccionado em impressora 3D, um conjunto de vídeos para ensino de geografia com óculos de realidade aumentada, uma coleção geológica didática e um conjunto de bússolas para práticas de cartografia e navegação. Esse material é apresentado à comunidade escolar e, em seguida, são estimuladas reflexões sobre as possibilidades de melhorias e inovação.
O projeto faz parte do Laboratório de geoprodutos, gamificação e ensino inclusivo de geografia (Hefesto). Trata-se de um grupo de pesquisa que atua na prototipação, construção e verificação da aplicabilidade de materiais didáticos, jogos e metodologia para uso no ensino básico e superior em geografia com base nos princípios da acessibilidade e da inclusão escolar.
Despertar o interesse dos estudantes sobre o mundo científico e, dessa forma, contribuir na formação do conhecimento e de seu posicionamento crítico sobre o mundo que o cerca são os objetivos do projeto de extensão do Campus Rolante “Laminário para as Práticas de Ensino”. A iniciativa trabalha o processo de aprendizagem de conteúdos de biologia e áreas afins.
São utilizadas diversas lâminas retangulares de vidro com estruturas animais e vegetais para serem estudadas nas aulas do ensino fundamental e médio, visando proporcionar aos alunos o contato com o microscópio e a visualização de células e tecidos. São 70 lâminas de diferentes estruturas, com tecidos de borboletas, mosquitos, pulgas, abelhas, moscas, raiz de cebola, amido, caule de abóbora, entre outros. O projeto busca estimular no aluno o desejo pela busca de conhecimento e a capacidade de compreender o conteúdo.
Aprimorar os serviços e qualificar os profissionais envolvidos nas áreas de alimentos e bebidas é o objetivo do programa de extensão em Práticas Sensoriais (Peps) desenvolvido no Campus Bento Gonçalves.
Por meio de cursos, oficinas e demais ações que abordem conhecimentos práticos e teóricos, o programa proporciona aos participantes a experiência sensorial com diferentes alimentos e bebidas, contribuindo para a aprimoração de conhecimentos sobre a diversidade alimentar, a valorização da cultura regional e o fomento à qualificação dos serviços oferecidos na gastronomia da Região Uva e Vinho.
A iniciativa ainda visa atender às demandas dos arranjos produtivos locais, com a diversificação da alimentação e aperfeiçoamento para profissionais e estudantes dos setores de alimentos e bebidas, além do público em geral.
Mais de 550 opções para se qualificar gratuitamente estão reunidas em um só espaço: o novo portal Estude no IFRS. O site divulga informações de todos os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando como um guia de cursos online e interativo. Na capa, entram em destaque os cursos com inscrições abertas no momento do acesso, em um sistema que permite fazer buscas filtrando por diferentes características.
No menu “Informações” do portal Estude no IFRS, podem ser encontradas explicações sobre cada tipo de curso, a diferença entre eles, duração e formas de ingressar. Há ainda um detalhamento sobre cotas (reserva de vagas).
Na seção “Cursos”, estão apresentadas a descrição de cada um, a duração, os turnos, e o link para uma página detalhada. As opções são separadas por campus de oferta* (estando os EaD agrupados em “Campus Virtual”) e organizadas em cores conforme o tipo. No entanto, o sistema possibilita filtrar a busca de acordo com o interesse do estudante.
Acesse estude.ifrs.edu.br para saber mais.