IFRS seleciona professores da Rede Federal e Tecnológica para atuar no Parfor

A Pró-reitoria de Ensino do IFRS publicou na segunda-feira, dia 10, edital referente à contratação de professor formador para atuar no Curso de Licenciatura em Pedagogia/Parfor do Campus Bento Gonçalves.

No total são seis vagas para docentes com formação em Pedagogia ou pós-graduação nas áreas descritas no item 2.1 do edital.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 10 e 14 de abril com o envio dos documentos descritos no item 6 do edital para o e-mail: [email protected]

Todas as informações sobre esse processo de seleção estão disponíveis a partir do link abaixo:

Edital Proen Nº 10/2023 e Anexos

Sobre o Parfor

Criado em 2009, o Parfor integra um conjunto de políticas públicas do governo federal em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior, oferecendo turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial, exclusivas para educadores das redes públicas que não possuem formação superior na área em que atuam, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A oferta de cursos, turmas e vagas obedece a uma dinâmica com três fases em sequência: as redes públicas e os institutos federais informam o número de vagas de que suas redes precisam; as instituições de ensino superior, que participam do Parfor, definem e informam a oferta de cursos e de vagas, e os educadores fazem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar. Todo o processo é realizado na Plataforma Freire.

Atualmente, o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves participa do Parfor com uma turma de estudantes que iniciou seus estudos no segundo semestre de 2022 e tem previsão de conclusão em 2026.