IFRS reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados de todas as suas unidades. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, corredores, elevadores, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros.

No entanto, a necessidade de utilização desse equipamento de proteção em espaços abertos (ao ar livre), como pátios e estacionamentos externos, é definida em cada unidade, pelas Comissões Locais para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.

No Campus Bento Gonçalves, o uso de máscaras em ambientes externos tornou-se facultativo, conforme comunicado emitido pelo Comitê Local, que ressalta, contudo, “a importância de seguirmos todos os protocolos estabelecidos no Plano de Contingência do IFRS para minimizar o risco de transmissão de Covid-19.

>> Saiba mais:

• Se no meu município não é mais obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, por que ainda é no IFRS?

O IFRS é uma autarquia federal e tem autonomia para algumas decisões. As definições sobre os protocolos de prevenção da Covid-19 no IFRS são tomadas pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 e pelas Comissões Locais a partir da análise de indicadores da pandemia e das orientações de profissionais e órgãos de saúde. Sobre o uso de máscara em ambientes fechados, o Comitê Central do IFRS informou que aguarda maior segurança e um posicionamento do Comitê Científico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a tomada de decisões a respeito.

• Nos espaços de circulação das unidades do IFRS, como corredores, é preciso usar máscara?

Nos espaços internos (que não são ao ar livre), o uso da máscara segue obrigatório em todas as unidades, tanto nas salas quanto nos corredores, banheiros, laboratórios, elevadores, escadas, estacionamentos fechados etc.

• Nos ginásios de esportes, é preciso usar máscara?

Sim. Ginásios são ambientes internos (fechados) e o uso de máscara segue obrigatório tanto na prática de esportes quanto para circulação ou permanência.

• O IFRS seguirá fornecendo máscaras para estudantes e servidores que necessitem?

Sim. Caso o estudante ou servidor precise de máscara, deve fazer contato com a Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 por e-mail ou procurar a recepção da unidade para solicitar.

• Estou com outra dúvida, como posso esclarecer?

Faça contato com o Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 no IFRS ([email protected]) ou com o Comitê Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 ([email protected]).