Início do conteúdo

IFRS completa 16 anos


Neste domingo, 29 de dezembro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) celebra 16 anos de atuação. O IFRS atende mais de 22 mil estudantes e conta com o trabalho de mais de 2 mil servidores. A estrutura é composta por 17 campi, localizados em 16 municípios do Rio Grande do Sul, mais a Reitoria, que fica em Bento Gonçalves.

A instituição oferece formação nos níveis médio, técnico integrado, superior de graduação e pós-graduação e em cursos de Educação a Distância (EaD), abrangendo áreas como ciências exatas, humanas, sociais, engenharias e outras. Além do ensino, o IFRS desenvolve atividades de extensão e pesquisa, promovendo projetos, eventos científicos, esportivos, artísticos e culturais, além de disseminar conhecimento por meio de publicações e periódicos.

Ao longo de seus 16 anos, o Instituto consolidou suas unidades, e atualmente todos os 17 campi possuem sede própria. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) adquiriu o Tecnopuc Viamão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e o transferiu para o IFRS como sede do Campus Viamão. Ainda, serão construídas novas bibliotecas e refeitórios em diversas unidades. Com esse avanço, o instituto poderá criar novos cursos, ampliar vagas e atender à comunidade acadêmica, com foco em educação, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico.

Além dos campi em funcionamento, a instituição planeja expandir sua atuação com a inauguração de dois novos , previstos para começar a operar em 2025. As novas unidades estão localizadas na cidade de Gramado e na Zona Leste de Porto Alegre. A abertura desses campi faz parte do anúncio do Governo Federal sobre a ampliação da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPCT), com a criação de 100 novas unidades de Institutos Federais.

O reconhecimento da Instituição vai além de sua estrutura física e considera também a qualidade de suas atividades de ensino em diversas áreas. O IFRS ocupa atualmente o primeiro lugar entre os 38 Institutos Federais no Índice Geral de Cursos (IGC), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. Esse resultado é calculado com base na média de desempenho dos cursos de graduação nos últimos três anos, combinada com as avaliações dos programas de pós-graduação realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Esses são apenas alguns dos motivos para celebrar os 16 anos da Instituição. Para saber mais sobre a trajetória do IFRS e da Rede Federal ao longo desse período, visite o site do Núcleo de Memórias (NuMem). e confira o especial 16 anos dos IFs com entrevista do Reitor Júlio Xandro Heck.

A Rede Federal 

Em 29 de dezembro de 2008 foi promulgada a Lei Federal nº 11.892, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criando 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se configura como importante estrutura de acesso à educação de qualidade e gratuita, à formação integral e às conquistas científicas e tecnológicas.

Fim do conteúdo