Início do conteúdo

IFRS armazena medicamentos para intubação no Campus Bento Gonçalves


Por solicitação do Tacchini, o Campus Bento Gonçalves recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 24, um lote de ampolas de anestésico que foi importado da Turquia. O material que poderá ser utilizado em procedimentos de intubação de pacientes está estocado nas câmaras frias da Instituição e será utilizado pelo Hospital.

Trata-se do anestésico Atracurim, medicamento responsável por interromper a transmissão neuromuscular dos impulsos nervosos, causando a paralisia dos músculos e, consequentemente, viabilizando a intubação do paciente pelo anestesiologista. O Gerente Administrativo e Financeiro do Hospital, Marcos Larroyd, salienta que o mercado nacional está desabastecido desse produto, devido ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 e que o medicamento será retirado conforme a demanda.

Após apresentar uma queda, o Hospital Tacchini voltou a registrar neste mês um grande aumento no número de atendimentos da estrutura Fast Track e na quantidade de pacientes com necessidade de tratamento intensivo. A intubação é realizada para preservar a respiração de pacientes durante tratamentos que exigem sedação, ou em casos graves de complicação respiratória, como aqueles decorrentes da Covid-19.

O Diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, ressalta a satisfação do IFRS em poder prestar esse serviço à comunidade de Bento Gonçalves e região e informa que, apesar de todas as dificuldades ocasionadas pelas restrições orçamentárias, os equipamentos que foram disponibilizados para o armazenamento dos medicamentos foram revisados na semana anterior, passando por uma manutenção que incluiu a troca de peças.

Fim do conteúdo