Geral
I Seminário de Consciência Negra e Relações Étnico-Raciais (ERER): Corpo, Palavra e Ancestralidade
Na noite da segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) promoveu um evento alusivo ao Mês da Consciência Negra. A atividade teve como objetivo fomentar reflexões sobre práticas antirracistas no ambiente acadêmico e fortalecer ações educativas voltadas à equidade racial.
A programação iniciou às 19h, no Salão de Atos do campus, com a palestra “Corpo, Palavra e Ancestralidade: Práticas Antirracistas em Movimento”, ministrada pelo professor Jessé da Cruz, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na sequência, foi realizado um workshop prático, conduzido por estudantes do 5º semestre do curso de Pedagogia, ampliando o diálogo sobre corporalidade, ancestralidade e educação antirracista.
O evento, organizado pelo professor Wallace Ramos, presidente do NEABI, contou com a participação de estudantes, servidores e membros da comunidade. Houve certificação para os participantes.












